Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15158| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | A influência do trabalho do ouvidor em uma instituição de ensino superior | 
| Authors: | Andrade, Ronaldo Viana | 
| Abstract: | No contexto das Instituições de Ensino Superior, a Ouvidoria é apresentada como nova alternativa a estudantes, professores, colaboradores e comunidade, para expressar anseios, insatisfações, sugestões, elogios tanto ao corpo acadêmico como ao corpo funcional e à direção institucional. Coube a este trabalho, por meio de estudo de caso e estudo documental, com dados dos anos de 2006 a 2017, realizado no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, verificar a importância do papel do ouvidor na mediação de conflitos dentro da instituição, de maneira clara e rápida. Assim sendo, o UniCEUB, preocupado em promover melhor relacionamento entre estudantes, corpo docente e colaboradores da Instituição, implementou a Ouvidoria em novembro de 2006. Verificou-se que, por meio de parcerias internas, trabalhando em conjunto com a administração superior, as diretorias das Faculdades, as coordenações de cursos e os demais setores, a Ouvidoria é um setor que influencia diretamente e positivamente na busca de soluções, não ultrapassando as normas da Instituição e satisfazendo aos manifestantes, conforme ratificado nos dados com o aumento de elogios e diminuição de reclamações. | 
| Keywords: | Ouvidor Ouvidoria | 
| Citation: | ANDRADE, Ronaldo Viana. A influência do trabalho do ouvidor em uma instituição de ensino superior. 2018. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas e Coaching) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15158 | 
| Issue Date: | 2018 | 
| Appears in Collections: | ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 51307845.pdf | 827.76 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
