Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15172
metadata.dc.type: TCC
Title: Psicoterapia infantil em gestalt-terapia: ótica de ex-estagiários de psicologia de um centro de ensino universitário do DF
Authors: Melo, Isadora França B. de
metadata.dc.identifier.orientador: Ilsimara Moraes da Silva
Abstract: A Gestalt-terapia infantil considera as peculiaridades infantis e demandam habilidades específicas do profissional que atua nessa área. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de psicoterapia infantil em Gestalt-terapia sob a perspectiva de exestagiários do projeto de Gestalt-terapia infantil na Clínica escola de psicologia de um centro de ensino universitário. Para tanto, traçou-se como objetivos específicos: verificar como os ex-estagiários descrevem as características da psicoterapia infantil em Gestalt-terapia; averiguar como compreendem o desenvolvimento infantil na perspectiva da Gestalt-terapia; investigar como os estagiários avaliam o projeto de estágio de psicoterapia infantil em Gestalt-terapia; verificar como eles compreendem o papel da psicoterapia com crianças e familiares. O estudo se valeu de metodologia qualitativa, usando entrevistas semiestruturadas com 03 participantes, ex-estagiários de Gestalt-terapia infantil de um centro universitário do DF. A análise das informações se baseou na análise de conteúdo proposta por Bardin (2010), tendo sido criadas três categorias temáticas: a) Influência do estágio em Gestalt-terapia infantil na formação profissional e vivências mais marcantes; b) Referência a princípios relevantes em Gestalt-terapia com crianças; c) Desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. De maneira geral, considerou-se que os objetivos do estudo foram alcançados. Na perspectiva dos participantes do estudo, o estágio em Gestalt-terapia infantil possibilitou a realização atividades práticas associadas à discussão teórica, permitindo a compreensão das peculiaridades da psicoterapia com crianças; a supervisão de estágio mostrou-se como um dos recursos importantes para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para formação de um Gestalt-terapeuta infantil. Identificou-se a indicação de novos estudos sobre a temática em questão.
Keywords: Gestalt-terapia com crianças
Psicoterapia infantil
Estágio supervisionado
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15172
Issue Date: 2021
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Isadora França VERSÃO FINAL.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.