Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15181
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Teoria da subjetividade: um caminho para a compreensão da conjugalidade e de seus processos individuais e sociais expressados na psicoterapia
Authors: Afonso, Helena Abdalla
metadata.dc.identifier.orientador: Valéria Deusdará Mori
Abstract: A Psicologia como ciência compreendeu a subjetividade, essencialmente e simultaneamente, como um processo individual que determina todos os outros processos e também meramente social, sendo o homem determinado por ela. A subjetividade é produzida historicamente e não como resultado direto dos processos que vivemos nos espaços que compartilhamos. O objetivo principal deste trabalho é explicar a psicoterapia de casal como um cenário favorecedor para compreensão dos processos subjetivos individuais e sociais, implicados na conjugalidade. Compreendendo a subjetividade como um processo simbólico e emocional que se configura no decurso das experiências dos indivíduos e se organiza histórico-culturalmente no curso da vida, envolvidos em redes dialógicas onde se formam novos espaços de subjetivação. O diálogo presente na psicoterapia não é uma força ou uma estrutura independente e sim um espaço capaz de gerar sentidos subjetivos novos, que podem mobilizar os indivíduos à abertura de outros caminhos e possibilidades de vida. Esses aspectos evidenciam-se de acordo com a Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórica e cultural desenvolvida por González Rey e a Epistemologia Qualitativa, na qual se apoia a pesquisa construtivo-interpretativa orientando os processos metodológicos desta pesquisa. A psicoterapia como campo de pesquisa representa um momento empírico, onde o outro vivencia por meio do diálogo, um processo contínuo e permanente que faz aprofundar ainda mais a pesquisa. Em todo momento a psicoterapia nos permite e nos obriga a acompanhar a singularidade do caso por completo, construindo hipóteses que darão origem ao modelo teórico. Realizada em um consultório particular com o casal Maria e João, nomes fictícios, na idade de trinta e quatro e trinta e sete anos, respectivamente, cujas ferramentas utilizadas são o diálogo, complemento de frases e outras dinâmicas. Com base na análise das informações, percebemos que os processos de desenvolvimento subjetivo apresentados na relação conjugal, se organizam em configurações subjetivas complexas e contraditórias. Os sentidos subjetivos decorrentes do sistema individual e social, referentes às histórias de vida singulares e às características da subjetividade social brasileira perpassam, de forma mútua, pela unicidade de cada pessoa e são expressados pelo caráter dialógico do espaço psicoterapêutico. Assim, a Teoria da Subjetividade pretende alcançar outros níveis de compreensão, atrelados aos diferentes espaços sociais das pessoas inseridas na relação, gerando visibilidade a processos múltiplos e diversos da conjugalidade. Movimentos reflexivos e conversacionais possibilitam diferentes perspectivas que podem resultar em um reposicionamento dos indivíduos no casamento.
Keywords: Subjetividade
Psicoterapia
Dialogicidade
Conjugalidade
Citation: AFONSO, Helena Abdalla. Teoria da subjetividade: um caminho para a compreensão da conjugalidade e de seus processos individuais e sociais expressados na psicoterapia. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15181
Issue Date: 2020
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61700129.pdf696.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.