Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15182
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A psicoterapia dialógica como cenário social favorecedor de desenvolvimento subjetivo infantil |
Authors: | Montú, Camila Cardoso de Moraes |
metadata.dc.identifier.orientador: | Valéria Deusdará Mori |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como a psicoterapia dialógica, na perspectiva da Teoria da Subjetividade, pode mobilizar novos processos simbólico-emocionais que favoreçam o desenvolvimento subjetivo infantil. O Desenvolvimento Subjetivo é um fenômeno complexo e singular, não reduzido a aspectos cognitivo-intelectuais, motores ou meramente emocionais, mas configurado, ao longo do tempo, a partir das diferentes emoções que vão tomando forma na relação com o outro e marcado pela capacidade de o indivíduo gerar novas produções subjetivas que o levem a abrir caminhos e possibilidades de vivenciar suas experiências. Compreende-se a psicoterapia infantil como um processo dialógico favorecedor de produções subjetivas para o desenvolvimento da criança e, por isso, seu objetivo principal é gerar inteligibilidade aos processos subjetivos emergidos na pessoa, respeitando e valorizando o singular como fonte de produção de conhecimento e capacidade de generalização teórica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 6 anos, residente em Brasília, em um consultório particular de psicoterapia infantil, onde ocorreram encontros semanais entre a criança e a pesquisadora. Os principais instrumentos utilizados foram as dinâmicas conversacionais, tanto com a criança quanto com seus familiares, além das diversas sessões interativas com jogos, brincadeiras e outras atividades que facilitaram os indivíduos se expressarem com maior riqueza e autenticidade. Para a análise e construção das informações, a Epistemologia Qualitativa serviu de base à Teoria da Subjetividade de González Rey, em uma perspectiva cultural-histórica, norteando este trabalho na produção de conhecimento que ocorreu de forma construtivo-interpretativa, dialógica e singular. A partir do estudado, propiciou-se um outro enfoque no que concerne às representações teóricas e epistemológicas existentes sobre o tema do desenvolvimento infantil, a partir de sua subjetividade e relação com a dialogicidade das relações humanas na psicoterapia. Além disso, a análise interpretativa do caso permitiu evidenciar o caráter subjetivo das relações construídas no espaço psicoterapêutico e a possibilidade de desenvolvimento subjetivo da criança. |
Keywords: | Subjetividade Desenvolvimento infantil Desenvolvimento subjetivo Dialogicidade Psicoterapia |
Citation: | MONTÚ, Camila Cardoso de Moraes. A psicoterapia dialógica como cenário social favorecedor de desenvolvimento subjetivo infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15182 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61700131.pdf | 732.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.