Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15188
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Promoção de autonomia na interação entre professores/as e alunos/as |
Authors: | Schneider, Roy Homero Chaib |
metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Flávia do Amaral Madureira |
Abstract: | O presente estudo teórico tem como objetivo analisar o tema da promoção de autonomia nas interações entre professores/as e alunos/as, a partir do referencial teórico da psicologia cultural. Analisamos alguns dos objetivos importantes das instituições escolares na contemporaneidade no contexto das sociedades democráticas, enfatizando a importância fundamental de promoverem o desenvolvimento integral dos/das alunos/as. A discussão teórica apresentada na presente Dissertação indicou que ignorar a importância dos aspectos afetivos e morais no contexto escolar, inclusive, tende a promover a heteronomia dos/das alunos/as. Para desenvolver este argumento, analisamos os processos mediacionais envolvidos no sistema dinâmico do Self e analisamos o papel dos valores presentes no contexto escolar. O estudo realizado indicou, também, a relevância de práticas pedagógicas dialógicas, baseadas na empatia, na cooperação e na construção de relações de confiança entre professores/as e alunos/as como chave para promover o desenvolvimento de pessoas mais autônomas. |
Keywords: | Interação professor/aluno Promoção da autonomia |
Citation: | SCHNEIDER, Roy Homero Chaib. Promoção de autonomia na interação entre professores/as e alunos/as. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15188 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61800087.pdf | 558.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.