Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15188
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Promoção de autonomia na interação entre professores/as e alunos/as
Authors: Schneider, Roy Homero Chaib
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Flávia do Amaral Madureira
Abstract: O presente estudo teórico tem como objetivo analisar o tema da promoção de autonomia nas interações entre professores/as e alunos/as, a partir do referencial teórico da psicologia cultural. Analisamos alguns dos objetivos importantes das instituições escolares na contemporaneidade no contexto das sociedades democráticas, enfatizando a importância fundamental de promoverem o desenvolvimento integral dos/das alunos/as. A discussão teórica apresentada na presente Dissertação indicou que ignorar a importância dos aspectos afetivos e morais no contexto escolar, inclusive, tende a promover a heteronomia dos/das alunos/as. Para desenvolver este argumento, analisamos os processos mediacionais envolvidos no sistema dinâmico do Self e analisamos o papel dos valores presentes no contexto escolar. O estudo realizado indicou, também, a relevância de práticas pedagógicas dialógicas, baseadas na empatia, na cooperação e na construção de relações de confiança entre professores/as e alunos/as como chave para promover o desenvolvimento de pessoas mais autônomas.
Keywords: Interação professor/aluno
Promoção da autonomia
Citation: SCHNEIDER, Roy Homero Chaib. Promoção de autonomia na interação entre professores/as e alunos/as. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15188
Issue Date: 2020
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61800087.pdf558.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.