Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15791
metadata.dc.type: TCC
Title: Contribuições de Winnicott para a compreensão do fenômeno do fracasso escolar
Authors: Rios, Alice Boianovsky Veiga
metadata.dc.identifier.orientador: Lívia Milhomem Januário
Abstract: O presente estudo buscou analisar o fenômeno do fracasso escolar na realidade da educação pública brasileira dos anos iniciais do Ensino Fundamental com enfoque na teoria psicanalítica de Winnicott. O trabalho foi realizado a partir de leituras e pesquisas em livros, artigos científicos e periódicos da área da educação e também em diversas obras de Winnicott. O primeiro capítulo foi destinado a refletir acerca dos conceitos de fracasso escolar, suas possíveis implicações e também buscou analisar alguns modelos de educação encontrados na realidade brasileira. Já o segundo capítulo teve como foco conceituar teorias de Winnicott que contribuem para o entendimento do ambiente escolar, como a importância do ambiente e do brincar e possibilidades de atuação para construir um ambiente suficientemente bom nas escolas. Ao final, foi possível identificar ações presentes no cotidiano das escolas que podem proporcionar um ambiente mais saudável para professores e estudantes e assim combater o fracasso escolar, sendo importante também continuar estudando e debatendo sobre o assunto e buscar maneiras novas e criativas para se repensar o fazer educacional.
Keywords: Psicanálise
Winnicott
Fracasso escolar
Ambiente escolar
Citation: RIOS, Alice Boianovsky Veiga. Contribuições de Winnicott para a compreensão do fenômeno do fracasso escolar. 2022. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15791
Issue Date: 2022
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALICE BOIANOVSKY VEIGA RIOS.pdf207.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.