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dc.contributor.authorMiranda, Gabriela Ferreira Carlos de-
dc.date.accessioned2022-04-02T16:45:44Z-
dc.date.available2022-04-02T16:45:44Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15846-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as crenças de professores/as do Ensino Médio acerca das questões de gênero, sexualidade e diversidade no atual cenário social e político brasileiro. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, que envolveu a realização de três entrevistas individuais semiestruturadas online pela plataforma Google Meet, considerando o compromisso ético com a segurança e a saúde dos/as participantes e da pesquisadora. Após a transcrição das entrevistas foram construídas três categorias analíticas temáticas: (1) gênero, sexualidade e diversidade no atual cenário social e político brasileiro; (2) gênero e diversidade no contexto escolar e (3) sexualidade e diversidade no contexto escolar. Foi possível analisar os posicionamentos de professores/as ao se depararem com temáticas relativas às questões de gênero, sexualidade e diversidade em sala de aula, assim como perceber que apesar do momento político e social que estamos vivendo no Brasil em relação às temáticas investigadas, os/as professores/as são a favor de debates e do ensino sobre gênero e sexualidade no contexto escolar. Os resultados da pesquisa no que se refere, de forma específica, ao campo da Psicologia Escolar indicaram a importância da capacitação de professores/as, para que possam contribuir, de forma efetiva, com a integração de conhecimentos sobre sexualidade e gênero no ensino nas escolas, evitando reproduções estereotipadas que se configuram como violências para as minorias historicamente marginalizadas, tendo em vista a relevância de tais temáticas na vida dos/as alunos/as. Compreendeu-se também que o incentivo às práticas dialógicas, ao acesso da população a uma educação escolar de qualidade, que defenda os princípios democráticos e o respeito à diversidade são questões de fundamental importância para o campo da pesquisa e da atuação profissional em Psicologia Escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-15T17:40:24Z No. of bitstreams: 1 21217802.pdf: 552079 bytes, checksum: 5c228cf93a4dbfc1eb1cc47bd1fb6001 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-02T16:45:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21217802.pdf: 552079 bytes, checksum: 5c228cf93a4dbfc1eb1cc47bd1fb6001 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-02T16:45:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21217802.pdf: 552079 bytes, checksum: 5c228cf93a4dbfc1eb1cc47bd1fb6001 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleSexualidade, gênero e diversidade nas escolas em tempos de obscurantismo a partir da perspectiva de educadores/aspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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