Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15846
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Gabriela Ferreira Carlos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-02T16:45:44Z | - |
dc.date.available | 2022-04-02T16:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15846 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as crenças de professores/as do Ensino Médio acerca das questões de gênero, sexualidade e diversidade no atual cenário social e político brasileiro. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, que envolveu a realização de três entrevistas individuais semiestruturadas online pela plataforma Google Meet, considerando o compromisso ético com a segurança e a saúde dos/as participantes e da pesquisadora. Após a transcrição das entrevistas foram construídas três categorias analíticas temáticas: (1) gênero, sexualidade e diversidade no atual cenário social e político brasileiro; (2) gênero e diversidade no contexto escolar e (3) sexualidade e diversidade no contexto escolar. Foi possível analisar os posicionamentos de professores/as ao se depararem com temáticas relativas às questões de gênero, sexualidade e diversidade em sala de aula, assim como perceber que apesar do momento político e social que estamos vivendo no Brasil em relação às temáticas investigadas, os/as professores/as são a favor de debates e do ensino sobre gênero e sexualidade no contexto escolar. Os resultados da pesquisa no que se refere, de forma específica, ao campo da Psicologia Escolar indicaram a importância da capacitação de professores/as, para que possam contribuir, de forma efetiva, com a integração de conhecimentos sobre sexualidade e gênero no ensino nas escolas, evitando reproduções estereotipadas que se configuram como violências para as minorias historicamente marginalizadas, tendo em vista a relevância de tais temáticas na vida dos/as alunos/as. Compreendeu-se também que o incentivo às práticas dialógicas, ao acesso da população a uma educação escolar de qualidade, que defenda os princípios democráticos e o respeito à diversidade são questões de fundamental importância para o campo da pesquisa e da atuação profissional em Psicologia Escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-15T17:40:24Z No. of bitstreams: 1 21217802.pdf: 552079 bytes, checksum: 5c228cf93a4dbfc1eb1cc47bd1fb6001 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-02T16:45:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21217802.pdf: 552079 bytes, checksum: 5c228cf93a4dbfc1eb1cc47bd1fb6001 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-02T16:45:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21217802.pdf: 552079 bytes, checksum: 5c228cf93a4dbfc1eb1cc47bd1fb6001 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Questões de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.title | Sexualidade, gênero e diversidade nas escolas em tempos de obscurantismo a partir da perspectiva de educadores/as | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21217802.pdf | 539.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.