Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15846
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Sexualidade, gênero e diversidade nas escolas em tempos de obscurantismo a partir da perspectiva de educadores/as |
Authors: | Miranda, Gabriela Ferreira Carlos de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Flávia do Amaral Madureira |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as crenças de professores/as do Ensino Médio acerca das questões de gênero, sexualidade e diversidade no atual cenário social e político brasileiro. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, que envolveu a realização de três entrevistas individuais semiestruturadas online pela plataforma Google Meet, considerando o compromisso ético com a segurança e a saúde dos/as participantes e da pesquisadora. Após a transcrição das entrevistas foram construídas três categorias analíticas temáticas: (1) gênero, sexualidade e diversidade no atual cenário social e político brasileiro; (2) gênero e diversidade no contexto escolar e (3) sexualidade e diversidade no contexto escolar. Foi possível analisar os posicionamentos de professores/as ao se depararem com temáticas relativas às questões de gênero, sexualidade e diversidade em sala de aula, assim como perceber que apesar do momento político e social que estamos vivendo no Brasil em relação às temáticas investigadas, os/as professores/as são a favor de debates e do ensino sobre gênero e sexualidade no contexto escolar. Os resultados da pesquisa no que se refere, de forma específica, ao campo da Psicologia Escolar indicaram a importância da capacitação de professores/as, para que possam contribuir, de forma efetiva, com a integração de conhecimentos sobre sexualidade e gênero no ensino nas escolas, evitando reproduções estereotipadas que se configuram como violências para as minorias historicamente marginalizadas, tendo em vista a relevância de tais temáticas na vida dos/as alunos/as. Compreendeu-se também que o incentivo às práticas dialógicas, ao acesso da população a uma educação escolar de qualidade, que defenda os princípios democráticos e o respeito à diversidade são questões de fundamental importância para o campo da pesquisa e da atuação profissional em Psicologia Escolar. |
Keywords: | Questões de gênero Sexualidade Diversidade Psicologia escolar Política |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15846 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21217802.pdf | 539.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.