Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15847
metadata.dc.type: TCC
Title: Burnout em educadores: perspectiva de uma professora
Authors: Souza, Marcel Voos De
metadata.dc.identifier.orientador: Ilsimara Moraes da Silva
Abstract: A Síndrome de Burnout (SB) é uma doença grave que acomete profissionais que lidam com cuidados a pessoas e apresenta-se com grande intensidade em profissionais de educação. A doença causa inúmeros prejuízos não somente ao sistema público de educação, mas à saúde mental dos próprios professores e aos alunos que perdem profissionais que antes eram dedicados e que desenvolvem um processo de exaustão, apatia e desumanização, gerando frequentes afastamentos por saúde, alto absenteísmo e até mesmo o abandono da profissão. Essa temática vem demandando a necessidade de estudos e investigações na área da saúde dos educadores e das organizações. Defendendo a importância do assunto, o presente estudo teve como objetivo compreender o fenômeno do burnout na perspectiva de uma professora. Para tanto, valeu-se da análise de uma obra literária, utilizando-se da metodologia qualitativa de Análise do Discurso de Bardin (1977), buscando uma compreensão fenomenológica do tema. A análise das informações culminou em cinco categorias análise: a) expectativa e idealismo com a profissão; b) o processo vivido no contexto educacional e os alicerces do burnout; c) vivenciando o Burnout: encarando o adoecimento e o desamparo; d) perdendo o sentido da vida e e) a reconstrução de si e o compartilhar de suas experiências. O estudo foi capaz de alcançar o objetivo proposto e a metodologia de estudo da narrativa mostrou-se como eficaz para investigação proposta e encontrou consonância na literatura estudada. Acredita-se, por fim, que o estudo contribui com discussões acerca da qualidade de vida do professor em escolas públicas.
Keywords: Síndrome de Burnout
Burnout em educadores
Estresse de professores
Condições que favorecem o Burnout
Fenomenologia do Burnout
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15847
Issue Date: 2021
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21605585.pdf616.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.