Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15883
metadata.dc.type: TCC
Title: Estética, ética e diversidade na educação a partir da perspectiva de professores/as
Authors: Lima, Samuel Gustavo Rocha de
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Flávia do Amaral Madureira
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar de que modo as experiências estéticas podem contribuir para um ambiente escolar mais inclusivo, a partir da valorização da diversidade na escola e das diversas possibilidades que surgem para fomentar essas discussões. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, com apresentação integrada de imagens previamente selecionadas, com três professores/as de diferentes idades, na faixa etária entre 33 e 39 anos. Os resultados indicaram a importância das experiências estéticas na formação de alunos mais éticos, a partir de um olhar voltado à inclusão, ao respeito e valorização da diversidade, em diversos ângulos, tais como religião, etnia, sexualidade e gênero. Os professores demonstraram, através de suas falas, sua dedicação e empenho com os alunos, ajudando-os a enxergarem além do contexto escolar, sinalizando que a arte é parte de nossas vidas, está inserida em nosso cotidiano e pode ser um instrumento importante de reflexão crítica e de mudança social. O debate sobre o papel da escola na formação ética dos alunos também se fez presente em diversos momentos, com a promoção de debates que busquem lidar de forma mais construtiva com os conflitos e apoiar os alunos que sofram algum tipo de discriminação. Apesar das poucas ações institucionais que valorizem a pluralidade existente no contexto escolar, os professores percebem algum avanço em relação ao passado, com a abertura para falar sobre diversidade e até propor novas saídas que possibilitem lidar com os conflitos de forma construtiva, criando assim um ambiente que favoreça discussões mais enriquecedoras.
Keywords: Estética
Ética e diversidade
Professores
Inclusão
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15883
Issue Date: 2021
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21802769.pdf253.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.