Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16094
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Estereótipos e representações de gênero em jogos eletrônicos: um debate sobre saúde mental e discriminação |
Authors: | Lino, Gustavo Camarço |
metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Flávia do Amaral Madureira |
Abstract: | Este artigo teórico visa analisar se os jogos eletrônicos enquanto artefatos culturais, podem contribuir com a desconstrução de estereótipos de gênero e promoção da saúde mental. Com esse intuito, a discussão teórica apresentada analisa quatro temas centrais: como o tema da saúde mental se apresenta nos jogos eletrônicos e o campo de ação do psicólogo nessa área; a construção de identidades, enquanto processos de um sujeito diferenciar-se do outro, e a formação de preconceitos como fronteira simbólicas rígidas; a utilização de imagens enquanto artefatos culturais atribuídos de significado; e por fim, as representações de gênero nas diferentes formas de mídia, as quais difundem padrões estéticos e comportamentais irreais como um ideal a ser alcançado, mas que gera exclusão e sofrimento. Dessa forma, os jogos eletrônicos também são uma forma de perpetuação dessa forma de pensar, mas, ao mesmo tempo, um meio de desconstrução de estereótipos de gênero e promoção da saúde mental. |
Keywords: | Jogos eletrônicos Psicologia Gênero Saúde mental |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16094 |
Issue Date: | 2022 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21901447.pdf | 286.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.