Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16187
metadata.dc.type: Livro
Title: Dinâmicas históricas na apropriação de um lugar: o caso da cidade mineira de Itaúna entre a patrimonialização histórico-cultural e a segregação socioespacial
Authors: Rabelo, Talita Alves Morais e
Abstract: Este trabalho apresenta como objeto de estudo a relação entre momentos e passagens históricas locais com sua arquitetura, descrevendo como esse vínculo influenciou o planejamento urbano. Por meio dessa relação, percebeu-se como os patrimônios material e imaterial foram decisivos para a criação de áreas de diretrizes especiais, exemplificado pelo estudo de caso na cidade mineira de Itaúna, na qual um momento histórico identificado como gatilho de modificação do uso e da ocupação do espaço urbano e, que pode promover tanto a valorização como a depreciação imobiliária nas regiões onde se desencadeiam. Nesse contexto a pesquisa evidenciou o patrimônio histórico como parte da produção cultural do homem, com reflexo na arquitetura e no urbanismo. Como objetivo buscou-se entender como as dimensões patrimonial, cultural, simbólica e geográfica afetaram aspectos de desenvolvimento e configuração urbana e, compreender o processo de constituição dos elementos do espaço que colaboram no entendimento da ação humana sobre o território. Para validação da hipótese buscou-se as dimensões geográfica, funcional e econômica articulados com os valores patrimoniais, simbólicos e culturais. Trata-se de estudo realizado em perspectiva multimetodológica com fundamentação analítica e teórico-filosófica crítica, assentada na sistematização de dados coletados em fontes secundárias como dados históricos, estudo documental e fontes primárias em observação sistemática orientada da realidade, entrevistas e relatos da realidade vivida. A pesquisa demonstra que as relações simbólicas e geográficas dos grupos sociais com o desenvolvimento urbano da cidade e como ocorre a polarização da área.
Keywords: Itaúna - MG
Estigmas sociais
Patrimônio cultural
Planejamento urbano
Citation: RABELO, Talita Alves Morais e. Dinâmicas históricas na apropriação de um lugar: o caso da cidade mineira de Itaúna entre a patrimonialização histórico-cultural e a segregação socioespacial. Brasília: CEUB, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16187
Issue Date: 2022
Appears in Collections:BIB - EBooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ebook DINAMICAS HISTÓRICAS_ Talita Morais e Rabelo.pdf6.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.