Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16213
metadata.dc.type: TCC
Title: Marketing de influência: análise da relação jurídica dos influenciadores digitais e a proteção ao direito do consumidor
Authors: Freire, Ana Carolina Lemos
Abstract: O presente artigo tem por objeto de estudo a análise da relação jurídica entre a figura do influenciador digital, sua, conceituação e a possibilidade de equipará-los a fornecedores, em virtude do poder de persuasão nos padrões comportamentais dos consumidores, bem como as consequências e riscos quanto à indicação de produtos e serviços por este agente social nas plataformas digitais, sob o espectro dos preceitos normativos estabelecidos na legislação consumerista. Utilizou-se para o desenvolvimento da pesquisa, bem como análise do tema, a metodologia bibliográfica com acesso a doutrina, periódicos e artigos acadêmicos. Desse modo, o trabalho desenvolveu-se na possibilidade da incidência do instituto da responsabilidade civil, sob o prisma dessa relação jurídica de consumo entre os influenciadores digitais e o público que os assiste denominado como seguidores-consumidores, em caso de exercerem publicidade considerada enganosa, bem como, de extrapolarem os princípios basilares protegidos pela regulação da publicidade: a vulnerabilidade do consumidor e os valores sociais, dispostos na legislação consumerista. Por fim, cabe mencionar a importância da identificação publicitária exercida por esses influencers e a formalização contratual, a fim de que sejam garantidos os direitos desta relação. Conclui-se, portanto, pela responsabilidade objetiva e solidária dos influenciadores digitais diante à análise dos princípios basilares da publicidade e relação de consumo.
Keywords: Responsabilidade civil
Influenciador digital
Publicidade
Rede social
Direito do consumidor
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16213
Issue Date: 2022
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21750050.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.