Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16245
metadata.dc.type: TCC
Title: A (in)constitucionalidade e a (i) legalidade do art. 85, §§3º, 5º e 8º do CPC/2015 que dispõem sobre honorários sucumbenciais em causas envolvendo a Fazenda Pública
Authors: Silva, Rebeca Azevedo da
metadata.dc.identifier.orientador: Gabriel Gavinho
Abstract: O Código de Processo Civil de 2015 (Lei n. 13.105/15) buscou objetivar e aperfeiçoar diversos institutos do processo, combatendo o excesso de formalismo que existia nos diplomas processuais anteriores e trazendo previsibilidade e segurança jurídica ao jurisdicionado. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os conflitos tidos pelos Tribunais na interpretação das regras do referido Código que tratam da fixação dos honorários de sucumbências em causas que a Fazenda Pública é parte e verificar a constitucionalidade e legalidade das decisões tomadas por alguns Tribunais. Para isso, a pesquisa foi baseada, principalmente, numa análise doutrinária e jurisprudencial. Foi verificada a existência de dissídio jurisprudencial e necessidade de observância das regras fixadas pelo legislador (§§3º, 5º e 8º do art. 85 do CPC/2015). Na mesma linha da conclusão da pesquisa, a Corte Especial do STJ se pronunciou, no julgamento do tema 1.076, fixando tese vinculante de observância obrigatória, no sentido de que a fixação dos honorários por apreciação equitativa não é permitida quando os valores da condenação, da causa ou o proveito econômico da demanda forem elevados. Destacaram, ainda, que é obrigatória nesses casos a observância dos percentuais previstos nos §§ 2º ou 3º do artigo 85 do CPC (a depender da presença da Fazenda Pública na lide).
Keywords: Honorários advocatícios
Fazenda Pública
Direito processual civil
Citation: SILVA, Rebeca Azevedo da. A (in)constitucionalidade e a (i) legalidade do art. 85, §§3º, 5º e 8º do CPC/2015 que dispõem sobre honorários sucumbenciais em causas envolvendo a Fazenda Pública. 2022. Monografia (Especialização em Prática Processual nos Tribunais Superiores) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16245
Issue Date: 2022
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Prática Processual nos Tribunais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Rebeca.pdf298.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.