Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16259
metadata.dc.type: TCC
Title: A inaplicabilidade da teoria do ato interna corporis frente ao devido processo legislativo: as normas dos regimentos internos como normas jurídicas
Authors: Tocantins, João Victor de Araújo
metadata.dc.identifier.orientador: Patrícia Perrone Campos Mello
Abstract: O objetivo deste estudo é desconstruir a teoria do ato interna corporis no processo legislativo brasileiro. Caso desconstruída, podemos chamar este processo de devido, porque observados os pressupostos comunicativos para democrática participação parlamentar. Na primeira etapa, conceituamos as categorias essenciais ao entendimento da temática em exame. Na segunda etapa, fazemos uma análise tópica de cinco julgados do Supremo Tribunal Federal em que a corrente minoritária se faz presente. Na terceira etapa, elencando os conceitos abordados e a análise jurisprudencial, avançamos à teorética habermasiana para proposta de solução que se apresenta ao final.
Keywords: Devido processo legislativo
Regimento interno
Teoria do Ato Interna Corporis
Normas jurídicas
Citation: TOCANTINS, João Victor de Araújo. A inaplicabilidade da teoria do ato interna corporis frente ao devido processo legislativo: as normas dos regimentos internos como normas jurídicas. 2020. Monografia (Bacharelado em Direito) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16259
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21601433.pdf526.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.