Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16351
metadata.dc.type: TCC
Title: Efeito da pré-maturação com moduladores de Adenosina Monofosfato Cíclica (AMPC) na competência de ovócitos bovinos
Authors: Castro, Danielle Bárbara Pereira de
metadata.dc.identifier.orientador: Andrei Antonioni Guedes Fidelis
Abstract: A pecuária nacional tem exigido cada vez mais melhorias nas técnicas de reprodução assistida (TRA’s), buscando o incremento de melhoramento genético e o aumento na eficiência reprodutiva do rebanho. Hoje, um dos principais gargalos na produção in vitro de embriões bovinos é a maturação nuclear precoce dos ovócitos aspirados, que reflete negativamente no desenvolvimento desses gametas e, consequentemente, no posterior desenvolvimento embrionário. A presente revisão bibliográfica teve como objetivo realizar uma revisão prévia da fisiologia desses gametas e levantar dados científicos de diferentes autores acerca da utilização de moduladores de AMPc como hipótese de melhoria na competência ovocitária e no desenvolvimento embrionário de ovócitos utilizados na PIVE. Para tanto, abrangeuse sobre o uso de: peptídeo natriurético do tipo C (NPPC), isobutil-1-metilxantina (IBMX), Butirolactona I, Forskolin (FSK) e Cilostamida. Determinados autores observaram que uso de NPPC e de Butirolactona I levou à retenção meiótica, mas não notaram melhoras na taxa de desenvolvimento embrionário com esses tratamentos. O uso de IBMX associado ao NPPC resultou em retenção meiótica e os respectivos pesquisadores observaram melhora no desenvolvimento embrionário. Estudos com o uso de cilostamida verificaram que houve baixa retenção meiótica e que não houve diferença na produção embrionária. Experimentos com o uso de Forskolin associado ao IBMX apresentaram divergência entre alguns autores, em que uns constaram que houve melhora no desenvolvimento embrionário e outros comprovaram que não houve diferença significativa. Ademais, explanou-se o sistema de maturação ovocitária fisiológica simulada (SPOM), que se apresenta como uma revolucionária técnica de maturação ovocitária artificial, mas que outros laboratórios ainda não conseguiram replicar.
Keywords: Produção in vitro de embriões bovinos
Agentes moduladores de AMPc.
Monofosfato Cíclico de Adenosina (AMPc)
Citation: CASTRO, Danielle Bárbara Pereira de. Efeito da pré-maturação com moduladores de Adenosina Monofosfato Cíclica (AMPC) na competência de ovócitos bovinos. 2022. Monografia (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16351
Issue Date: 2022
Appears in Collections:VET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21850558.pdf969.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.