Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16598
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise sobre os avanços da tecnologia 3D e soluções para uma possível aplicabilidade na construção civil brasileira
Authors: Medeiros, Carolina Santos Fernandes de
metadata.dc.identifier.orientador: Eugenia Corlins Monteiro da Silva
Abstract: Com a chegada da Indústria 4.0, setores de vários segmentos sentiram a necessidade de readequação com a inserção de novas tecnologias. Como uma de suas vertentes, a impressão 3D surge com um propósito de facilitar os processos e qualificar de forma mais padronizada qualquer área que a inclua. Com a impressão de peças em tempo bastante reduzido, a tecnologia demonstra ser uma aliada em diversas áreas, desde a impressão de protótipos para a área da medicina, por exemplo, como na execução de objetos que podem ser utilizados na construção civil. No setor da construção civil, a tecnologia 3D comprova sua habilidade ao ser inserida nesse segmento. Redução de desperdício de materiais, segurança na execução, padronização de peças e menor custo com mão-de-obra são algumas das vantagens ao se acrescentar a impressão juntamente com outras metodologias construtivas. A pesquisa em questão visa entender como a tecnologia funciona, quais são os tipos de impressão 3D existentes, como ela beneficia o setor e quais as melhores formas de inserir a novidade no setor da construção civil brasileira.
Keywords: Impressão 3D
Manufatura aditiva
Tecnologia 3D
Construção civil
Citation: MEDEIROS, Carolina Santos Fernandes de. Análise sobre os avanços da tecnologia 3D e soluções para uma possível aplicabilidade na construção civil brasileira. 2021. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16598
Issue Date: 2021
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21706779.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.