Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16605
metadata.dc.type: Artigo
Title: Experiências estéticas como prática no contexto escolar: valorizando a diversidade e a formação ética
Authors: Vasconcelos, Júlia Faria
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Flávia do Amaral Madureira
Abstract: O artigo discute como as experiências estéticas podem ser um meio para a valorização da diversidade, combate ao preconceito, bem como um meio promotor de uma cultura de paz nas escolas. O objetivo geral analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. Especificamente, a pesquisa analisou a visão de professores/as acerca de questões como gênero, racismo, preconceito, diversidade e experiências artísticas. A pesquisa tem caráter qualitativo, utilizou-se como instrumento um roteiro de entrevista semiestruturada e imagens previamente selecionadas. Foram entrevistados/as individualmente 3 professores/as da rede pública e particular do DF de forma on-line. Após as entrevistas, as respostas foram transcritas e foi utilizado o método da análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos demonstraram a importância da escola como espaço dialógico com os alunos acerca de temas como sexualidade, racismo, gênero, diversidade, inclusão e como as experiências estéticas podem contribuir para transformar a escola em um espaço de compartilhamento de experiências e sentimentos. A pesquisa indicou que há um déficit na formação dos/as professores/as em relação ao uso de experiências estéticas como meio para muito favorável para aprendizagem, além de existir um desinteresse por parte das escolas em promover esse tipo de experiência. Portanto, concluiu-se que deveria haver mais incentivo para o uso das experiências estéticas em sala de aula.
Keywords: Experiências estéticas
Cultura de paz e preconceito
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16605
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Júlia Faria Vasconcelos.pdf252.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.