Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16649
metadata.dc.type: TCC
Title: Estratégias de ensino para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Authors: Burgardt, Luísa Eduarda Ibrahim
metadata.dc.identifier.orientador: Jefferson Diego de Paulo
Abstract: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que é um grupo de condições com início no período do desenvolvimento, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Crianças com TDAH tendem a ser excluídas de brincadeiras e atividades na escola por não conseguirem acompanhar as instruções e manter uma postura quieta como o restante. Esses indivíduos frequentemente apresentam dificuldades nas relações sociais e problemas de adaptação acadêmica, podendo essa situação continuar presente na vida adulta. Em contraponto, essas crianças tendem a ser mais criativas e participativas. Existem diversas estratégias para lidar com essas demandas, como a organização física da sala de aula, metodologias de ensino e diferentes modelos de atividades. O presente artigo trata de uma revisão narrativa que tem por finalidade evidenciar os maiores desafios para professores no nível da alfabetização que recebem crianças neurodivergentes, assim como apontar estratégias de ensino adequadas para esse público.
Keywords: TDAH
Educação inclusiva
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16649
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72050218.pdf555.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.