Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16649
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Estratégias de ensino para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
Authors: | Burgardt, Luísa Eduarda Ibrahim |
metadata.dc.identifier.orientador: | Jefferson Diego de Paulo |
Abstract: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que é um grupo de condições com início no período do desenvolvimento, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Crianças com TDAH tendem a ser excluídas de brincadeiras e atividades na escola por não conseguirem acompanhar as instruções e manter uma postura quieta como o restante. Esses indivíduos frequentemente apresentam dificuldades nas relações sociais e problemas de adaptação acadêmica, podendo essa situação continuar presente na vida adulta. Em contraponto, essas crianças tendem a ser mais criativas e participativas. Existem diversas estratégias para lidar com essas demandas, como a organização física da sala de aula, metodologias de ensino e diferentes modelos de atividades. O presente artigo trata de uma revisão narrativa que tem por finalidade evidenciar os maiores desafios para professores no nível da alfabetização que recebem crianças neurodivergentes, assim como apontar estratégias de ensino adequadas para esse público. |
Keywords: | TDAH Educação inclusiva Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16649 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
72050218.pdf | 555.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.