Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16742
metadata.dc.type: Livro
Title: Caminhos da produção do saber acadêmico-científico: características, planejamento e estruturação do trabalho acadêmico
Authors: Ciarallo, Gilson
Abstract: Os textos que reuni aqui foram escritos em momentos diferentes, durante os últimos anos, considerando lacunas nos saberes ou necessidades diversas dos alunos, que se iam apresentando ao longo das relações de ensinagem (ensino + aprendizagem) que partilhamos. Em parte por isso este livro pode ser lido de várias maneiras: num ato contínuo, a fim de dar conta de todo o conteúdo produzido, para a formação do pesquisador; apenas a parte que interessa, considerando necessidades de estudo específicas do leitor; ou como um manual de consulta, que pode ficar a disposição dos pesquisadores menos experientes a fim de fornecer informações que vão emergindo na prática da pesquisa. Na primeira parte do livro há elementos de reflexão epistemológica, que tratam da natureza e dos objetivos do saber acadêmico-científico. Essa reflexão inicial é muito importante porque contribui para dar sentido às diversas ações de pesquisa com as quais o estudante se depara em sua formação. O prazer de que falei acima, e que porventura se encontra no processo de descoberta, está intimamente relacionado com a elucidação desse sentido, tornando significativo o ato de pesquisar. Na segunda parte são feitas considerações diversas acerca do planejamento da pesquisa, salientando o raciocínio inicial do pesquisador (tema e problema de pesquisa) a fim de planejar sua pesquisa, assim como as diversas fases posteriores (fundamentação teórica e procedimentos metodológicos) com que precisará se preocupar a fim de vislumbrar adequadamente a pesquisa delineada. Achará muito útil essa parte o estudante que tem diante de si a tarefa de produzir um projeto de trabalho acadêmico, geralmente o projeto de TCC que gerará a trabalho final de um curso de graduação ou de pós-graduação. A terceira parte trata da organização de trabalhos acadêmicos, primeiramente com a descrição das normas mais importantes que o pesquisador deve considerar na produção de seus textos acadêmico-científicos. Em seguida, descreve-se a estruturação de trabalho acadêmico, usando para isso a modalidade mais recorrente nos trabalhos de conclusão de curso: a monografia.
Keywords: Estrutura do trabalho acadêmico
Metodologia científica
Citation: CIARALLO, Gilson. Caminhos da produção do saber acadêmico-científico: características, planejamento e estruturação do trabalho acadêmico. 2. ed. Brasília: CEUB, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16742
Issue Date: 2023
Appears in Collections:BIB - EBooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMINHOS DA PRODUÇÃO DO SABER ACADEMICO-CIENTÍFICO - 2 EDIÇÃO.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.