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dc.contributor.authorMartino, Victor Bernardi-
dc.date.accessioned2023-10-23T18:22:41Z-
dc.date.available2023-10-23T18:22:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMARTINO, Victor Bernardi. O direito fundamental à proteção de dados: as adaptações do Estado e do setor financeiro no Brasil. 2022. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16761-
dc.description.abstractO direito a proteção de dados se aperfeiçoou no mundo e, recentemente no Brasil, tornou-se direito fundamental expresso no rol de direitos fundamentais individuais da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88). O presente trabalho visa a demonstração de que a positivação de tal direito em uma Constituição de classificação formal não ‘e à toa, senão um dever do poder constituinte derivado reformador, notadamente o Poder Legislativo, sobretudo em tempos em que o encontro entre os avanços tecnológicos e as necessidades humanas pelo encurtamento da distancias no pós-pandemia atingiram um planalto. Os riscos estão agravados, desde a ameaça aos direitos da personalidade dos indivíduos, por sua autodeterminação informativa, como cunhada no direito alemão, até a manipulação comportamental dos indivíduos em temas sensíveis, a exemplo do resultado dos pleitos eleitorais e a ordem do Estado Democrático. Objetos específicos do presente trabalho são os recentes acordos de cooperação entre o Governo Federal do Brasil e entidades de representação civis dos bancos, para compartilhamento de dados de milhões de brasileiros, na contramão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da proteção de dados como direito fundamental. Os riscos operacionais de tais acordos são diversos, com destaque a não formalização dos limites do uso desses dados, sua finalidade e, como hipótese, dúvida se tais dados podem ser utilizados para arquitetura de perfis de comportamento de consumo de maneira a manipular o comportamento das pessoas titulares de dados a consumirem mais do que consumiriam e, por vezes, do que poderiam em termos de poder de consumo. A utilização de dados dessa maneira incorreria na ausência do princípio da autodeterminação informativa, o que influencia não somente a dignidade e o comportamento dos indivíduos, como da sociedade em geral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-10-23T18:17:45Z No. of bitstreams: 1 22100883.pdf: 517905 bytes, checksum: 4e328463bb98353d39487ea19c90f077 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-23T18:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22100883.pdf: 517905 bytes, checksum: 4e328463bb98353d39487ea19c90f077 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLGPDpt_BR
dc.subjectProteção de dados pessoaispt_BR
dc.subjectDireitos fundamentaispt_BR
dc.subjectMonetização de dadospt_BR
dc.titleO direito fundamental à proteção de dados: as adaptações do Estado e do setor financeiro no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorJosé Levi do Amaral Juniorpt_BR
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