Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16831
metadata.dc.type: TCC
Title: O cinema coreano e a semiótica: os signos representados em Parasita (2019)
Authors: Andrade, Anna Karolina Borges de
metadata.dc.identifier.orientador: Sandra Araújo de Lima da Silva
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo trata-se de uma pesquisa acerca da breve apresentação do fenômeno cultural “Hallyu” ou “Onda Coreana”, e busca contextualizar um pouco da história do cinema sul-coreano e sobre os filmes que mais marcaram a indústria local a cada ano. Também destaca alguns dos trabalhos que o diretor de cinema Bong Joon-Ho lançou ao longo de sua carreira. Logo depois é apresentado a Semiótica, que é o estudo dos signos e de todas as linguagens, sobre seus fundadores Charles Peirce e Ferdinand de Saussure, passando sobre as definições de signo, suas teorias e áreas de atuação, como a comunicação e o cinema, por exemplo. Por fim, utilizando as teorias da semiótica sobre signo, significado e significante, e também usando a linguagem cinematográfica, foi feita uma análise e interpretação dos signos presentes nas cenas do filme sul-coreano de sucesso Parasita (2019), onde o enredo trata da desigualdade entre as duas famílias que pertencem a diferentes níveis socioeconômicos e que passam a conviver no mesmo ambiente depois de uma sequência de acontecimentos.
Keywords: Cinema
Coreia do Sul
Semiótica
Signo
Parasita
Citation: ANDRADE, Anna Karolina Borges de. O cinema coreano e a semiótica: os signos representados em Parasita (2019). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16831
Issue Date: 2022
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21903323.pdf833.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.