Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16854
metadata.dc.type: TCC
Title: A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
Authors: Andrade, Marina Tuchal Martins de
metadata.dc.identifier.orientador: Joana D’arc Bicalho Félix
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisaracoberturamidiáticae social diante dos escândalos dos desfiles da marca Victoria's Secret. A marca de lingeries Victoria's Secret foi criada por Roy RaymondnaregiãodeSanFrancisconosEstadosUnidos na década de 1970, sendo a ideia central transformar a roupadebaixoemmoda.OVictoria's Secret Fashion Show foi um dos eventos que mais fizeram sucesso no mundo da moda. O desfile teve a primeira edição em 1995, mas somente a partir de 2001 começou a ser transmitido na televisão norte-americana e incluir performances musicais. Os métodos utilizados na composição deste trabalho foram o estudo de caso e método interpretativo, através de artigos, livros e reportagens sobre Moda, Desfiles, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Crise, Cobertura Jornalística, Imagem e Redes Sociais, que se encontram nas referências bibliográficas deste trabalho.Observa-sequeotemaestudadoeabordadoéde grande relevância para a academia de jornalismo e para a população comoumtodo,umavez que os meios de comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e a veiculação das notícias estão cada vez mais rápidas, sendo o estudo e conhecimento destas relações uma boa forma de entender e se aprofundar no assunto, tanto por especialistas da área de jornalismo e moda, quanto para indivíduos de senso comum. Pode-se concluir que basta apenas um acontecimento negativo para acabar com a reputação de uma marca e tais acontecimentos podem ser fatais para uma empresa com a veiculação nas coberturas jornalísticas. A marca Victoria's Secret se deparou com um cenário de desprezo pelos consumidores e mesmo diante dos acontecimentos, tentou continuar com o desfile e ocasionou mais comentários negativos sobre a marca e assim, se inseriu no cenário claro de uma crise de imagem, provocada por questões sociais e midiáticas. Por fim, é possível concluir o quão importante é saber gerenciar uma crise dentro de uma empresa/marca e entender as consequências que atitudes que não vão de acordo com os avanços sociais e inclusão social podem trazer para a marca.
Keywords: Desfile
Cobertura jornalística
Gestão de crise
Citation: ANDRADE, Marina Tuchal Martins de. A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16854
Issue Date: 2022
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22051617.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.