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dc.contributor.authorNascimento, Guilherme Feitosa do-
dc.date.accessioned2023-11-16T14:13:58Z-
dc.date.available2023-11-16T14:13:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Guilherme Feitosa do. O uso do tema transversal: grandes epidemias na história no desenvolvimento de um jogo interdisciplinar para ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16872-
dc.description.abstractA interação entre os saberes (interdisciplinaridade) baseia-se em uma proposta de visão ou abordagem onde os conhecimentos são trabalhados além das fronteiras das disciplinas, pela capacidade de interação que estas permitem ter entre si, dentro de um mesmo projeto, tema ou atividade, possibilitando que diferentes profissionais de áreas distintas trabalhem a mesma temática. A linha de raciocínio da interdisciplinaridade se torna um grande aliado quando se fala de superar as dificuldades dentro da aprendizagem, onde aqueles que estão inseridos no processo não conseguem fazer uma interligação entre os conteúdos que são retalhados pelos métodos de ensino. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um jogo lúdico interdisciplinar sobre o tema: grandes epidemias na história, para uso no ensino médio, promovendo a intercessão dos conteúdos de disciplinas obrigatórias de biologia e história. Para isso foram selecionados os livros didáticos de biologia e história do segundo ano do ensino médio, acatados pelo programa PNLD, os quais estão previstos o uso no período de três anos a partir de 2018, foi realizado a análise dos títulos para confeccionar o jogo; este dialoga com o currículo em movimento da Secretaria de Educação e com o caderno de temas transversais, pois dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo de ensino, de forma “transversal”, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-14T20:08:09Z No. of bitstreams: 1 21505788.pdf: 33136611 bytes, checksum: 6b5b0db73c16cdebcc62c0f516c03de4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-16T14:13:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21505788.pdf: 33136611 bytes, checksum: 6b5b0db73c16cdebcc62c0f516c03de4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-16T14:13:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21505788.pdf: 33136611 bytes, checksum: 6b5b0db73c16cdebcc62c0f516c03de4 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleO uso do tema transversal: grandes epidemias na história no desenvolvimento de um jogo interdisciplinar para ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
dc.identifier.orientadorAnderson Tavares Correia da Silvapt_BR
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