Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16884
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Meyer, Isabela Timo | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T17:08:23Z | - |
dc.date.available | 2023-11-17T17:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MEYER, Isabela Timo. A educação ambiental e a educação ambiental inclusiva em zoológicos brasileiros: uma análise comparativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16884 | - |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental e a Educação Ambiental Inclusiva permitem ao indivíduo construir sua identidade social e exercer a cidadania mediante conhecimentos acerca da conservação e preservação do meio ambiente. O presente trabalho teve por finalidade conhecer a Educação Ambiental e a Educação Ambiental Inclusiva nos zoológicos de Brasília, Goiânia, Manaus, São Paulo, Salvador e Gramado, principais zoológicos de cada região brasileira. Para tanto, a pesquisa documental explorou os sites oficiais desses zoológicos. O trabalho procurou, também, conhecer mais detalhadamente a Educação Ambiental Inclusiva, mediante pesquisas de campo (questionário e observação com registro fotográfico) nos zoológicos de Brasília e de Goiânia, os maiores da Região Centro-Oeste. Concluiu-se que a Educação Ambiental aparenta ser um elemento central e essencial nesses zoológicos, buscando e permitindo o envolvimento do público em questões ambientais. Ademais, levantou-se que somente os sites dos zoológicos de Brasília, São Paulo e de Salvador apresentaram informações explícitas sobre Educação Ambiental Inclusiva. Com a pesquisa de campo realizada em Brasília e de Goiânia, é possível inferir que há interesse dos dois zoológicos em expandir a Educação Ambiental Inclusiva. Entretanto, essa expansão depende de investimentos em acessibilidade e infraestrutura que permitam dotar os ambientes de tecnologias e metodologias inclusivas, bem como de parcerias com instituições de ensino. Por fim, acredita-se que este estudo produziu resultados e reflexões interessantes acerca da promoção da Educação Ambiental e da Educação Ambiental Inclusiva em um jardim zoológico. Sugere-se, assim, a realização de mais pesquisas nessa área, devido à sua importância social e ambiental, considerando a carência de artigos e publicações sobre esses assuntos específicos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-16T19:39:32Z No. of bitstreams: 1 21801908.pdf: 721525 bytes, checksum: 9e2827a7325c84e1e98865c4ca54ffa2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-17T17:08:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21801908.pdf: 721525 bytes, checksum: 9e2827a7325c84e1e98865c4ca54ffa2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-17T17:08:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21801908.pdf: 721525 bytes, checksum: 9e2827a7325c84e1e98865c4ca54ffa2 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Zoológicos | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental e a educação ambiental inclusiva em zoológicos brasileiros: uma análise comparativa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Maria Eleusa Montenegro | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21801908.pdf | 704.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.