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dc.contributor.authorMeyer, Isabela Timo-
dc.date.accessioned2023-11-17T17:08:23Z-
dc.date.available2023-11-17T17:08:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMEYER, Isabela Timo. A educação ambiental e a educação ambiental inclusiva em zoológicos brasileiros: uma análise comparativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16884-
dc.description.abstractA Educação Ambiental e a Educação Ambiental Inclusiva permitem ao indivíduo construir sua identidade social e exercer a cidadania mediante conhecimentos acerca da conservação e preservação do meio ambiente. O presente trabalho teve por finalidade conhecer a Educação Ambiental e a Educação Ambiental Inclusiva nos zoológicos de Brasília, Goiânia, Manaus, São Paulo, Salvador e Gramado, principais zoológicos de cada região brasileira. Para tanto, a pesquisa documental explorou os sites oficiais desses zoológicos. O trabalho procurou, também, conhecer mais detalhadamente a Educação Ambiental Inclusiva, mediante pesquisas de campo (questionário e observação com registro fotográfico) nos zoológicos de Brasília e de Goiânia, os maiores da Região Centro-Oeste. Concluiu-se que a Educação Ambiental aparenta ser um elemento central e essencial nesses zoológicos, buscando e permitindo o envolvimento do público em questões ambientais. Ademais, levantou-se que somente os sites dos zoológicos de Brasília, São Paulo e de Salvador apresentaram informações explícitas sobre Educação Ambiental Inclusiva. Com a pesquisa de campo realizada em Brasília e de Goiânia, é possível inferir que há interesse dos dois zoológicos em expandir a Educação Ambiental Inclusiva. Entretanto, essa expansão depende de investimentos em acessibilidade e infraestrutura que permitam dotar os ambientes de tecnologias e metodologias inclusivas, bem como de parcerias com instituições de ensino. Por fim, acredita-se que este estudo produziu resultados e reflexões interessantes acerca da promoção da Educação Ambiental e da Educação Ambiental Inclusiva em um jardim zoológico. Sugere-se, assim, a realização de mais pesquisas nessa área, devido à sua importância social e ambiental, considerando a carência de artigos e publicações sobre esses assuntos específicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-16T19:39:32Z No. of bitstreams: 1 21801908.pdf: 721525 bytes, checksum: 9e2827a7325c84e1e98865c4ca54ffa2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-17T17:08:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21801908.pdf: 721525 bytes, checksum: 9e2827a7325c84e1e98865c4ca54ffa2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-17T17:08:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21801908.pdf: 721525 bytes, checksum: 9e2827a7325c84e1e98865c4ca54ffa2 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental inclusivapt_BR
dc.subjectZoológicospt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleA educação ambiental e a educação ambiental inclusiva em zoológicos brasileiros: uma análise comparativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorMaria Eleusa Montenegropt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

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