Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16891
metadata.dc.type: TCC
Title: Abordagem educacional no ensino médio a respeito do controle biológico utilizando vírus de insetos como alternativa para a diminuição do consumo de agrotóxicos
Authors: Luccas, Bruna Eliza Gonçalves de
metadata.dc.identifier.orientador: Anabele Azevedo Lima
Abstract: O debate sobre o tema acima referido aborda uma alternativa que ameniza o uso excessivo e indiscriminado de agrotóxicos. O Brasil é o país que mais exporta produtos agrícolas no mundo, assim como, é um dos maiores utilizadores de inseticidas químicos, sendo assim, é importante salientar nesta pesquisa a preservação do meio ambiente e a necessidade de mais investimento na educação para transmitir maiores conhecimentos à população, principalmente os alunos do ensino médio, de forma que se tornem mais conscientes a respeito dos problemas enfrentados, sendo capazes de reverter a situação atual. Por tanto, tem-se como objetivo neste estudo, compreender como é trabalhado em uma escola pública de ensino médio, conceitos referentes ao uso de agrotóxicos e controle biológico utilizando vírus de inseto. A abordagem feita através de entrevistas com grupos focais demonstra que é preciso intensificar estudos, pesquisas e debates sobre esse tema, visando a difusão de conhecimentos para atingir, não só os alunos de ensino médio, mas a comunidade em geral. O intuito foi transmitir a esses alunos, conteúdos da área de ciências biológicas, como o controle biológico, especialmente utilizando vírus de inseto, visando a preservação do meio ambiente, diminuindo a utilização demasiada de agrotóxicos que causam danos ao solo e à água, mesmo em quantidades pequenas.
Keywords: Grupo focal
Educação ambiental
Defensivos agrícolas tóxicos
Baculovríus
Citation: LUCCAS, Bruna Eliza Gonçalves de. Abordagem educacional no ensino médio a respeito do controle biológico utilizando vírus de insetos como alternativa para a diminuição do consumo de agrotóxicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16891
Issue Date: 2017
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21905440.pdf271.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.