Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDutra, Jéssika Veridiano-
dc.date.accessioned2023-11-17T17:14:19Z-
dc.date.available2023-11-17T17:14:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDUTRA, Jéssika Veridiano. Desenvolvimento de um jogo didático acerca do tema de microbiologia: “Memória: mundo invisível”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16893-
dc.description.abstractA microbiologia consiste no estudo de organismos microscópicos, os quais são invisíveis a olho nu, esses organismos incluem fungos, bactérias, vírus, viróides, algas unicelulares, príons e protozoários. Alguns destes organismos podem causar doenças como febre aftosa, leptospirose, entre outras. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um material didático a fim de facilitar o aprendizado e o aprofundamento no conhecimento de alunos do ensino médio acerca do tema de microbiologia geral. Foram buscadas informações sobre os microrganismos em livros didáticos para a confecção das cartas. Após selecionar as informações sobre cada microrganismo (bactérias, fungos, vírus e protozoários) foram confeccionadas as cartas utilizando o aplicativo Apresentações Google. Para a busca das imagens foram utilizados os sites pixabay e Google imagens, buscando imagens que fizesse uma boa representação do texto explicativo de cada carta. O jogo é constituído por um manual do jogador e 120 cartas sendo 60 cartas-nome e 60 cartas-explicativas, às cartas-nome possuem o nome do microrganismo e uma imagem representativa do mesmo. As cartas-explicativas possuem o nome do microrganismo, a imagem referente a carta-nome e um texto explicativo sobre o microrganismo em questão. Quando questionados sobre a aplicação e utilização de materiais lúdicos na rotina de aula 80% dos alunos questionados aprovam a utilização, com o embasamento da necessidade de diversificação nos procedimentos metodológicos utilizados pelos professores. O jogo confeccionado neste trabalho contribui para a melhor compreensão dos conteúdos de microbiologia, além de promover interação entre os alunos possibilitando uma inclusão da turma como um todo no desenvolvimento das atividades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-16T21:01:10Z No. of bitstreams: 1 21952936.pdf: 9461291 bytes, checksum: 5df85bf69c6b0a3f81b0c8d485bd9e3a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-17T17:14:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21952936.pdf: 9461291 bytes, checksum: 5df85bf69c6b0a3f81b0c8d485bd9e3a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-17T17:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21952936.pdf: 9461291 bytes, checksum: 5df85bf69c6b0a3f81b0c8d485bd9e3a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo da memóriapt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectMicrorganismospt_BR
dc.subjectCartaspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo didático acerca do tema de microbiologia: “Memória: mundo invisível”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
dc.identifier.orientadorAnabele Azevedo Lima Barbastefanopt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21952936.pdf9.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.