Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910
metadata.dc.type: TCC
Title: Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo
Authors: Gonçalves, André Felipe Jacques
metadata.dc.identifier.orientador: Lourenço Lima Cardoso
Abstract: Com a expansão da internet e o surgimento das mídias sociais, os clubes de futebol têm direcionado cada vez mais suas estratégias de marketing para o desenvolvimento de conteúdo em suas contas oficiais nas redes sociais e canais de streaming próprios. No entanto, a eficácia dessas estratégias em termos de engajamento dos torcedores e monetização para os clubes requer investigação acadêmica. Esta pesquisa foi baseada no estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo é analisar o engajamento nas redes sociais do Clube de Regatas do Flamengo e o potencial de monetização do clube. Para isso, a pesquisa aborda a seguinte questão: O conteúdo gerado pelo Clube de Regatas do Flamengo na FLATV no YouTube e na conta oficial do clube no Twitter contribui para ampliar o engajamento da torcida e a monetização do clube? Assim, busca-se identificar a possibilidade de ampliação das receitas dos clubes de futebol e a comunicação efetiva com seus torcedores por meio das redes sociais e canais de streaming. Conclui-se que embora o clube já disponha de um bom posicionamento nas redes sociais, há, todavia, espaço para ampliar o engajamento e um potencial significativo para monetizar ainda mais esse engajamento.
Keywords: Estratégias de marketing
Redes sociais
Clube de regatas do flamengo
Citation: GONÇALVES, André Felipe Jacques. Estratégias de marketing em redes sociais: estudo de caso do clube de regatas do flamengo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16910
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21951032.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.