Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16934
metadata.dc.type: TCC
Title: A microbiota intestinal na síndrome do intestino irritável e o potencial recurso ao uso de probióticos e prebióticos
Authors: Santana, Maria Eduarda de Medeiros de
metadata.dc.identifier.orientador: Maria Creuza do Espirito Santo Barros
Abstract: Introdução: A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma das mais comuns desordens do trato gastrointestinal que afeta parte da população mundial e que reflete negativamente no sistema global de saúde, além de diminuir a qualidade de vida dessas pessoas. Apresenta-se como um transtorno do eixo cérebro-intestino e se relaciona com o papel da microbiota intestinal. Visto ser uma doença de difícil diagnóstico, necessita-se de um tratamento rápido não somente farmacológico, mas, também, principalmente associado ao uso de probióticos e prebióticos na modulação da microbiota, aliados a uma dieta adequada. Objetivo: Evidenciar a importância das opções terapêuticas, não farmacológicas, oferecidas atualmente como intervenções dietoterápicas, capazes de minimizar os impactos físicos e nutricionais aos pacientes. Metodologia: Revisão bibliográfica no formato narrativo, como artigos científicos e teses de diferentes autores, com informações das bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e, também, o site de buscas Google Acadêmico. Considerações: A microbiota intestinal relaciona-se diretamente à saúde do hospedeiro e, por isso, deve ser mantida em equilíbrio, pois participa da regulação de funções cerebrais e modulação dos comportamentos e processos psicológicos. Avalia-se positivamente o uso de probióticos e prebióticos em pacientes com a SII, como forma de melhorar a condição da disbiose intestinal e consequente melhora na qualidade de vida.
Keywords: Síndrome do intestino irritável
Microbiota
Disbiose
Probiótico
Prebiótico
Citation: SANTANA, Maria Eduarda de Medeiros de. A microbiota intestinal na síndrome do intestino irritável e o potencial recurso ao uso de probióticos e prebióticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16934
Issue Date: 2023
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21708795.pdf758.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.