Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17150
metadata.dc.type: TCC
Title: O caso da Apple sob a perspectiva das práticas abusivas contra o consumidor: uma análise da venda de aparelhos celulares desacompanhados de carregadores
Authors: Lima, Fernando Jaccoud de
metadata.dc.identifier.orientador: Viviane da Silva Bernardes
Abstract: A venda de celulares desacompanhados de um adaptador de energia vem se tornado uma prática cada vez mais comum no mercado de consumo. Diante desse cenário, muito vem se debatendo acerca da legalidade dessa conduta frente ao direito consumerista brasileiro. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem de caráter qualitativo, bem como a utilização do método dedutivo de argumentação, esta monografia tem como objetivo analisar a prática de venda de celulares sem adaptadores de energia sob a ótica do Direito do Consumidor, abordando, especificamente, o caso da Apple, e explorando se sua conduta constitui uma prática abusiva contra o consumidor. Inicialmente, define-se os elementos essenciais da relação de consumo, incluindo os conceitos de consumidor, fornecedor e produto/serviço. Em seguida, destaca-se os princípios fundamentais do Direito do Consumidor relevantes para a análise. Também discute-se o conceito de práticas abusivas, bem como quais poderiam ser aplicadas a esse caso, apresentando, logo após, a ação civil pública envolvendo a Apple. Por fim, aborda-se os argumentos a favor e contra a configuração dessa prática como abusiva. No desfecho do estudo, conclui-se que a venda de celulares sem adaptadores de energia, ou carregadores, não se configura como uma venda casada, tampouco deve ser considerada prática abusiva no caso concreto em análise.
Keywords: Venda casada
Venda casada às avessas
Prática abusiva
Carregador da Apple
Direito do consumidor
Citation: LIMA, Fernando Jaccoud de. O caso da Apple sob a perspectiva das práticas abusivas contra o consumidor: uma análise da venda de aparelhos celulares desacompanhados de carregadores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17150
Issue Date: 2023
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22001039.pdf284.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.