Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17175| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Abuso psicológico e violência contra crianças e adolescentes no âmbito familiar e a necessidade de prestar atendimento psicológico para as vítimas |
| Authors: | Dutra, Lícia Ursino |
| metadata.dc.identifier.orientador: | Tédney Moreira da Silva |
| Abstract: | Trata-se de artigo científico apresentado no âmbito do Curso de Direito do Centro Universitário de Brasília, como condição parcial para a obtenção do título de Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. O objetivo é o de abordar o abuso psicológico e os crimes contra crianças e adolescentes que vêm sofrendo em suas casas, tais como agressão verbal, castigos excessivos e abusos sexuais. Em primeiro lugar, apresentam-se os tipos de agressão a que crianças e adolescentes estão submetidos no contexto intrafamiliar; a seguir, apresenta-se a estrutura do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 1990); passa-se então às consequências prejudiciais para as crianças e adolescentes, para então tratarmos dos instrumentos disponíveis para o combate à violência infanto-juvenil. O trabalho serve-se do método qualitativo bibliográfico. |
| Keywords: | Abuso infanto-juvenil Direitos da criança e adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente Conselho tutelar |
| Citation: | DUTRA, Lícia Ursino. Abuso psicológico e violência contra crianças e adolescentes no âmbito familiar e a necessidade de prestar atendimento psicológico para as vítimas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17175 |
| Issue Date: | 2023 |
| Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 22003087.pdf | 458.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.