Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17250
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de conteúdos ligados à gordofobia e padrões de emagrecimento impostos por profissionais nutricionistas por meio do Instagram
Authors: Souza, Bruna Maria Ribeiro de
Silva, Mariana Vitória
metadata.dc.identifier.orientador: Maína Ribeiro Pereira Castro
Abstract: Na atualidade, houve o aumento do fenômeno da obesidade a níveis epidêmicos paralelamente à disseminação da cultura da magreza e do físico perfeito a todo custo. O gordo se tornou feio, mau, anormal, preguiçoso e triste. Diante dessa realidade, o termo gordofobia foi criado para apresentar a repulsa e preconceito que atinge indivíduos gordos. O corpo magro se tornou uma preferência e esse posicionamento está diretamente associado à insatisfação corporal e riscos para transtornos alimentares. A mídia teve papel fundamental na visibilidade tanto no ativismo gordo quanto nos ataques incisivos e muitas vezes indiretos a este movimento. Diante disso, o presente estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa com análise de conteúdo, tendo como objetivo investigar, através de publicações na rede social Instagram, os comportamentos de profissionais nutricionistas em relação à imposição da magreza a todo custo e a gordofobia envolta desse tema. Foram examinados 4 perfis de nutricionistas. Sendo 2 profissionais com conteúdos voltados para ideais de emagrecimento e 2 profissionais com conteúdos voltados para o ativismo gordo e comportamento alimentar. A pesquisa foi realizada a partir da seleção de posts entre os meses de julho a setembro de 2023, sendo estas registradas em planilhas e divididas por categorias como data, formato e descrição do conteúdo. Após as análises realizadas no primeiro perfil, foram obtidas como abordagens principais conteúdos ligados ao nutricionismo, mitos e verdades e outros métodos de emagrecimento. No segundo perfil foram obtidas como abordagens principais conteúdos ligados à comparações alimentares, receitas e atividades físicas. No terceiro perfil foi obtido que as abordagens eram críticas a coachs, nutricionistas e indústria, comportamento alimentar e comida, nutrição sem terrorismo, mitos e verdades, gordofobia e atividade física. No quarto perfil escolhido, foi observado como abordagens o comportamento alimentar, gordofobia, críticas a coachs, nutricionistas e indústria, nutrição sem terrorismo e mitos e verdades. Concluiu-se que estes profissionais ainda não têm uma percepção clara sobre a representação destes movimentos, havendo uma incompreensão de que eles estão contrários à luta do enfrentamento à obesidade e os preconceitos intrínsecos que a precedem.
Keywords: Gordofobia
Nutricionista
Comportamento alimentar
Citation: SOUZA, Bruna Maria Ribeiro de; SILVA, Mariana Vitória. Análise de conteúdos ligados à gordofobia e padrões de emagrecimento impostos por profissionais nutricionistas por meio do Instagram. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17250
Issue Date: 2023
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22051998.pdf338.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.