Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17310
metadata.dc.type: Artigo
Title: Prática docente universitária e liderança: a construção de uma aprendizagem significativa
Authors: Gianasi, Anna Luiza de Castro
Abstract: Este artigo teórico tem por objetivo geral analisar as possíveis relações entre a liderança exercida pelos(as) docentes do ensino superior e suas influências na construção de aprendizagens significativas por parte dos discentes. A educação superior revela-se mais eficaz quando experienciada a partir de afeto e vínculos emergentes da liderança docente. Uma abordagem científica e relacional agregadora de multidisciplinaridades e pluralidades típicas da produção de conhecimento deve acolher a complexidade dos conteúdos (Morin, 2015) e das relações dialógicas (Vygotsky, 1993) travadas entre seus agentes: professores, alunos e comunidade. O(a) professor(a) valorizado(a) como propulsor(a) desse processo reconhece sua influência como líder e tende a construir soluções significativas com alunos, impactando no aprimoramento e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Neste estudo teórico, a aprendizagem é concebida como o resultado de interações entre aspectos subjetivos e sociais (Tacca & González Rey, 2008) e aponta para a importância dos processos de subjetivação que incluem saberes de todos os envolvidos, conectando conceitos importantes das teorias de Bass (1990); Ausubel, Novak e Hanesian (1980); Vygotsky (1993) e González Rey (2014). Ao estimular a formação da liderança docente vislumbra-se a melhoria no processo dialógico de aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver, cujo protagonismo é compartilhado e todos são responsáveis pelos resultados alcançados. Dentre as possíveis contribuições deste trabalho destacam-se a abertura para novas pesquisas, a possibilidade de docentes refletirem sobre suas atuações acadêmicas e, ainda, serem valorizados pelo trabalho que vem desenvolvendo, além de avanços na aprendizagem significativa.
Keywords: Prática docente
Aprendizagem significativa
Liderança
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17310
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22009450.pdf154.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.