Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAviz, Mariana Rocha Hosken-
dc.date.accessioned2024-04-08T13:09:34Z-
dc.date.available2024-04-08T13:09:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationAVIZ, Mariana Rocha Hosken. A alfabetização científica no ensino de ciências biológicas no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17331-
dc.description.abstractA Alfabetização Científica (AC) define o ensino de ciências voltado para a formação científica crítica do educando. Essa recente proposta de ensino tem seu foco na instrumentalização dos educandos para que sejam capazes de interpretar as ciências com autonomia e posicionar-se de forma consciente diante das situações cotidianas. Para isso, o ensino deve perpassar as questões sociais e despertar interesse. A pesquisa e o método científico também devem ser experimentados desde cedo no processo de aprendizagem, trazendo a ciência para a vivência dentro das escolas. Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e de cunho exploratório com finalidade básica estratégica. O objetivo foi demonstrar a importância da Alfabetização Científica no ensino de Biologia, como preparação da formação científica do educando. Como instrumento foram organizados quadros para melhor visualização. Desta forma, foram categorizados cinco conceitos tangentes à AC, e cada categoria apresenta cinco definições de diferentes autores. Com isso, se desejou analisar os conceitos para que gerassem subsídios teóricos que pudessem esclarecer as diferenças entre os termos Alfabetização Científica e Letramento Científico e verificar a viabilidade de se propor a Alfabetização Científica para educandos do Ensino Médio. Foi possível identificar que o educando que cursa e Ensino Médio muito se beneficiaria com uma didática voltada para a AC, visto que seu desenvolvimento cognitivo está no estágio formal, de tal maneira que a dedução e a experimentação se tornam especialmente possíveis. Espera-se com este trabalho, contribuir com a formação de professores, para que tenham ampliada a visão do ensino de Biologia e das demais ciências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-05T14:25:47Z No. of bitstreams: 1 21451019.pdf: 273693 bytes, checksum: e2b4f9ac6a8128c6f2e10cf2286ce8f4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T13:09:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21451019.pdf: 273693 bytes, checksum: e2b4f9ac6a8128c6f2e10cf2286ce8f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-08T13:09:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21451019.pdf: 273693 bytes, checksum: e2b4f9ac6a8128c6f2e10cf2286ce8f4 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.titleA alfabetização científica no ensino de ciências biológicas no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorMaria Eleusa Montenegropt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21451019.pdf267.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.