Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17331
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aviz, Mariana Rocha Hosken | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T13:09:34Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T13:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | AVIZ, Mariana Rocha Hosken. A alfabetização científica no ensino de ciências biológicas no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17331 | - |
dc.description.abstract | A Alfabetização Científica (AC) define o ensino de ciências voltado para a formação científica crítica do educando. Essa recente proposta de ensino tem seu foco na instrumentalização dos educandos para que sejam capazes de interpretar as ciências com autonomia e posicionar-se de forma consciente diante das situações cotidianas. Para isso, o ensino deve perpassar as questões sociais e despertar interesse. A pesquisa e o método científico também devem ser experimentados desde cedo no processo de aprendizagem, trazendo a ciência para a vivência dentro das escolas. Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e de cunho exploratório com finalidade básica estratégica. O objetivo foi demonstrar a importância da Alfabetização Científica no ensino de Biologia, como preparação da formação científica do educando. Como instrumento foram organizados quadros para melhor visualização. Desta forma, foram categorizados cinco conceitos tangentes à AC, e cada categoria apresenta cinco definições de diferentes autores. Com isso, se desejou analisar os conceitos para que gerassem subsídios teóricos que pudessem esclarecer as diferenças entre os termos Alfabetização Científica e Letramento Científico e verificar a viabilidade de se propor a Alfabetização Científica para educandos do Ensino Médio. Foi possível identificar que o educando que cursa e Ensino Médio muito se beneficiaria com uma didática voltada para a AC, visto que seu desenvolvimento cognitivo está no estágio formal, de tal maneira que a dedução e a experimentação se tornam especialmente possíveis. Espera-se com este trabalho, contribuir com a formação de professores, para que tenham ampliada a visão do ensino de Biologia e das demais ciências. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-05T14:25:47Z No. of bitstreams: 1 21451019.pdf: 273693 bytes, checksum: e2b4f9ac6a8128c6f2e10cf2286ce8f4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T13:09:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21451019.pdf: 273693 bytes, checksum: e2b4f9ac6a8128c6f2e10cf2286ce8f4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-08T13:09:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21451019.pdf: 273693 bytes, checksum: e2b4f9ac6a8128c6f2e10cf2286ce8f4 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Letramento científico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.title | A alfabetização científica no ensino de ciências biológicas no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Maria Eleusa Montenegro | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21451019.pdf | 267.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.