Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17331| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | A alfabetização científica no ensino de ciências biológicas no ensino médio | 
| Authors: | Aviz, Mariana Rocha Hosken | 
| metadata.dc.identifier.orientador: | Maria Eleusa Montenegro | 
| Abstract: | A Alfabetização Científica (AC) define o ensino de ciências voltado para a formação científica crítica do educando. Essa recente proposta de ensino tem seu foco na instrumentalização dos educandos para que sejam capazes de interpretar as ciências com autonomia e posicionar-se de forma consciente diante das situações cotidianas. Para isso, o ensino deve perpassar as questões sociais e despertar interesse. A pesquisa e o método científico também devem ser experimentados desde cedo no processo de aprendizagem, trazendo a ciência para a vivência dentro das escolas. Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e de cunho exploratório com finalidade básica estratégica. O objetivo foi demonstrar a importância da Alfabetização Científica no ensino de Biologia, como preparação da formação científica do educando. Como instrumento foram organizados quadros para melhor visualização. Desta forma, foram categorizados cinco conceitos tangentes à AC, e cada categoria apresenta cinco definições de diferentes autores. Com isso, se desejou analisar os conceitos para que gerassem subsídios teóricos que pudessem esclarecer as diferenças entre os termos Alfabetização Científica e Letramento Científico e verificar a viabilidade de se propor a Alfabetização Científica para educandos do Ensino Médio. Foi possível identificar que o educando que cursa e Ensino Médio muito se beneficiaria com uma didática voltada para a AC, visto que seu desenvolvimento cognitivo está no estágio formal, de tal maneira que a dedução e a experimentação se tornam especialmente possíveis. Espera-se com este trabalho, contribuir com a formação de professores, para que tenham ampliada a visão do ensino de Biologia e das demais ciências. | 
| Keywords: | Alfabetização científica Letramento científico Ensino de Biologia | 
| Citation: | AVIZ, Mariana Rocha Hosken. A alfabetização científica no ensino de ciências biológicas no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021. | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17331 | 
| Issue Date: | 2021 | 
| Appears in Collections: | BIO - Graduação | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 21451019.pdf | 267.28 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
