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metadata.dc.type: TCC
Title: Os recursos lúdicos na desconstrução de preconceitos em crianças a partir da perspectiva de professores(as) da educação infantil
Authors: Lobato, Solano Mesquita Bernardes
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Flávia do Amaral Madureira
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como os recursos lúdicos podem se converter em ferramentas pedagógicas de desconstrução do racismo e capacitismo na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professores/as. A pesquisa baseia-se na psicologia cultural e em teorias educacionais que enfatizam a importância da representatividade e da inclusão desde os primeiros anos escolares, bem como a utilização dos recursos lúdicos como facilitadores da aprendizagem. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com quatro professoras, sendo duas da rede pública de ensino e duas da rede privada, que discutiram suas experiências em sala de aula. Ao utilizar o método de análise de conteúdo em sua vertente temática, foram delimitadas três categorias analíticas: A importância dos recursos lúdicos no desenvolvimento infantil: exemplos abordados pelas professoras; O preconceito e uso de recursos lúdicos na desconstrução do racismo e do capacitismo na educação infantil; e Por uma educação infantil inclusiva: sugestões das participantes. As entrevistas revelaram que, apesar de desafios estruturais, o uso intencional de jogos e atividades lúdicas pode efetivamente contribuir para a redução de preconceitos raciais e capacitistas entre crianças. As professoras entrevistadas destacaram exemplos práticos de como os jogos educativos são utilizados para fomentar discussões sobre diversidade e igualdade, demonstrando que estes recursos podem ser poderosos aliados na luta contra o preconceito. Os resultados indicaram também um papel crucial da gestão escolar na implementação de políticas ou projetos comprometidos com a inclusão, bem como a formação continuada dos educadores para lidar com estas questões. A pesquisa sugere que a incorporação sistemática de práticas inclusivas na educação infantil é essencial para construir uma sociedade mais justa e equitativa.
Keywords: Recursos lúdicos
Educação infantil
Inclusão educacional
Psicologia cultural
Citation: LOBATO, Solano Mesquita Bernardes. Os recursos lúdicos na desconstrução de preconceitos em crianças a partir da perspectiva de professores(as) da educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Ciências, Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17429
Issue Date: 2024
Appears in Collections:PSI - Graduação

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