Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17429
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Os recursos lúdicos na desconstrução de preconceitos em crianças a partir da perspectiva de professores(as) da educação infantil |
Authors: | Lobato, Solano Mesquita Bernardes |
metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Flávia do Amaral Madureira |
Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como os recursos lúdicos podem se converter em ferramentas pedagógicas de desconstrução do racismo e capacitismo na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professores/as. A pesquisa baseia-se na psicologia cultural e em teorias educacionais que enfatizam a importância da representatividade e da inclusão desde os primeiros anos escolares, bem como a utilização dos recursos lúdicos como facilitadores da aprendizagem. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com quatro professoras, sendo duas da rede pública de ensino e duas da rede privada, que discutiram suas experiências em sala de aula. Ao utilizar o método de análise de conteúdo em sua vertente temática, foram delimitadas três categorias analíticas: A importância dos recursos lúdicos no desenvolvimento infantil: exemplos abordados pelas professoras; O preconceito e uso de recursos lúdicos na desconstrução do racismo e do capacitismo na educação infantil; e Por uma educação infantil inclusiva: sugestões das participantes. As entrevistas revelaram que, apesar de desafios estruturais, o uso intencional de jogos e atividades lúdicas pode efetivamente contribuir para a redução de preconceitos raciais e capacitistas entre crianças. As professoras entrevistadas destacaram exemplos práticos de como os jogos educativos são utilizados para fomentar discussões sobre diversidade e igualdade, demonstrando que estes recursos podem ser poderosos aliados na luta contra o preconceito. Os resultados indicaram também um papel crucial da gestão escolar na implementação de políticas ou projetos comprometidos com a inclusão, bem como a formação continuada dos educadores para lidar com estas questões. A pesquisa sugere que a incorporação sistemática de práticas inclusivas na educação infantil é essencial para construir uma sociedade mais justa e equitativa. |
Keywords: | Recursos lúdicos Educação infantil Inclusão educacional Psicologia cultural |
Citation: | LOBATO, Solano Mesquita Bernardes. Os recursos lúdicos na desconstrução de preconceitos em crianças a partir da perspectiva de professores(as) da educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Ciências, Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17429 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21706896.pdf | 931.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.