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metadata.dc.type: TCC
Title: O padrão Barbie de ser e os rostos de mulheres: uma investigação sobre a configuração subjetiva dos padrões de beleza presentes no Instagram
Authors: Maniero, Wellida Rodrigues Franco
metadata.dc.identifier.orientador: Amanda Maria de Albuquerque Vaz
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a rede social instagram e os padrões de beleza disseminados por ele influenciam no modo como a mulher se relaciona com seu corpo – mais especificamente com seu rosto – e os possíveis sofrimentos/adoecimentos advindos desta relação. O método de investigação foi o construtivo-interpretativo, da Epistemologia Qualitativa, proposto por González Rey. Realizaram-se duas dinâmicas conversacionais, com duas cidadãs do Distrito Federal, ambas usuárias ativas do instagram. As informações construídas durante as dinâmicas conversacionais foram submetidas à análise da pesquisadora que, a partir de pontes entre o teórico, o empírico e sua própria subjetividade, chegou a alguns resultados: a) na sociedade do “apareço, logo existo”, a subjetividade social dominante no que tange aos padrões de beleza associa a ideia de realização e felicidade com ter – e lutar muito para ter – um corpo magro, sarado, cabelos, de preferência, lisos, facetas de porcelana nos dentes, etc.; b) para os rostos, na contemporaneidade, existe a harmonização facial, procedimento que, entre outras coisas, simetriza e padroniza o formato das faces. Assim, nuances como a naturalidade, a historia epigenética de cada rosto, os traços singulares definidores de cada ser, parecem não importar tanto; c) na sociedade dos excessos, pode ser que um valor como a capacidade reflexiva e atitudinal de moderação auxilie na diminuição do sofrimento psíquico de mulheres que buscam a qualquer custo customizarem-se para adequarem-se ao ideal de beleza preconizado pela subjetividade social dominante. Assim sendo, é imprescindível que, entre outros profissionais, os psicólogos e as psicólogas estejam atentos a esta temática.
Keywords: Subjetividade
Padrão de beleza
Influência das redes sociais
Citation: MANIERO, Wellida Rodrigues Franco. O padrão Barbie de ser e os rostos de mulheres: uma investigação sobre a configuração subjetiva dos padrões de beleza presentes no Instagram. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Ciências, Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17434
Issue Date: 2024
Appears in Collections:PSI - Graduação

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