Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorreia, Letícia Vaz-
dc.date.accessioned2024-09-03T11:28:31Z-
dc.date.available2024-09-03T11:28:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCORREIA, Letícia Vaz. A importância da leitura na primeira infância: efeitos duradouros na educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17537-
dc.description.abstractA leitura na primeira infância desempenha um papel vital no desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Este artigo examina os impactos positivos da leitura precoce e os obstáculos na promoção dessa prática, especialmente em contextos socioeconômicos menos favorecidos. Evidências indicam que a leitura desde os primeiros anos de vida enriquece as habilidades linguísticas, a compreensão textual e o pensamento crítico. Além disso, a leitura fortalece os laços afetivos entre pais e filhos, fomenta a empatia e facilita a adaptação ao ambiente escolar. Explorando as teorias de Piaget, Vygotsky e Bruner, o artigo ressalta a importância das interações sociais e culturais no desenvolvimento cognitivo. Piaget descreve os estágios do desenvolvimento cognitivo, Vygotsky enfatiza a mediação cultural e social, e Bruner destaca o papel da narrativa na organização das experiências humanas. Estratégias eficazes para incentivar a leitura incluem a leitura dialogada e a integração da leitura em atividades diárias. No entanto, desafios como a falta de acesso a livros, a desinformação dos pais e a formação inadequada dos educadores precisam ser superados por meio de políticas públicas robustas e investimentos em infraestrutura educacional. Promover a leitura na primeira infância é crucial para o desenvolvimento completo das crianças, necessitando de colaboração entre escolas, famílias e comunidades para garantir que todas as crianças tenham acesso às oportunidades proporcionadas pela leitura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-09-03T11:25:23Z No. of bitstreams: 1 72000492.pdf: 157091 bytes, checksum: 657d580fd9c3822822a4cd50cf6a58eb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-09-03T11:28:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72000492.pdf: 157091 bytes, checksum: 657d580fd9c3822822a4cd50cf6a58eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-03T11:28:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72000492.pdf: 157091 bytes, checksum: 657d580fd9c3822822a4cd50cf6a58eb (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura na primeira infânciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPromoção da leiturapt_BR
dc.titleA importância da leitura na primeira infância: efeitos duradouros na educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2024-
dc.identifier.orientadorSandra Mara Bessapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72000492.pdf153.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.