Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17538
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Masculinidades negras na educação infantil: atuação docente sob a perspectiva da interseccionalidade |
Authors: | Sousa Neto, Henrique Rufino de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Sandra Mara Bessa |
Abstract: | Este trabalho investiga a atuação de professores homens negros na Educação Infantil (EI) sob a perspectiva da interseccionalidade, considerando as dimensões de gênero e raça. A pesquisa analisa o contexto histórico da feminização do magistério na EI e os desafios enfrentados por homens negros, nesse ambiente predominantemente feminino. Utilizando uma abordagem bibliográfica, o estudo examina as barreiras institucionais e sociais, incluindo estereótipos e preconceitos, que afetam esses profissionais. A interseccionalidade é aplicada como ferramenta analítica para compreender as complexas experiências desses educadores. O trabalho destaca a importância da presença de professores homens negros na EI para promover diversidade, representatividade e uma educação mais inclusiva, apontando também para a necessidade de mais pesquisas nessa área específica. |
Keywords: | Masculinidades negras Educação Infantil Interseccionalidade |
Citation: | SOUSA NETO, Henrique Rufino de. Masculinidades negras na educação infantil: atuação docente sob a perspectiva da interseccionalidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17538 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
72001054.pdf | 171.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.