Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17538
metadata.dc.type: TCC
Title: Masculinidades negras na educação infantil: atuação docente sob a perspectiva da interseccionalidade
Authors: Sousa Neto, Henrique Rufino de
metadata.dc.identifier.orientador: Sandra Mara Bessa
Abstract: Este trabalho investiga a atuação de professores homens negros na Educação Infantil (EI) sob a perspectiva da interseccionalidade, considerando as dimensões de gênero e raça. A pesquisa analisa o contexto histórico da feminização do magistério na EI e os desafios enfrentados por homens negros, nesse ambiente predominantemente feminino. Utilizando uma abordagem bibliográfica, o estudo examina as barreiras institucionais e sociais, incluindo estereótipos e preconceitos, que afetam esses profissionais. A interseccionalidade é aplicada como ferramenta analítica para compreender as complexas experiências desses educadores. O trabalho destaca a importância da presença de professores homens negros na EI para promover diversidade, representatividade e uma educação mais inclusiva, apontando também para a necessidade de mais pesquisas nessa área específica.
Keywords: Masculinidades negras
Educação Infantil
Interseccionalidade
Citation: SOUSA NETO, Henrique Rufino de. Masculinidades negras na educação infantil: atuação docente sob a perspectiva da interseccionalidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17538
Issue Date: 2024
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72001054.pdf171.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.