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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17627
metadata.dc.type: | Dissertacao |
Title: | A influência dos estilos parentais no desenvolvimento das habilidades sociais infantis |
Authors: | Sarkis, Marcela de Aguiar Freire |
metadata.dc.identifier.orientador: | Manuela Ramos Caldas Lins |
Abstract: | A criança aprende a se relacionar com o mundo, principalmente, por meio do convívio social com seus familiares e na escola. A forma como os pais educam e interagem com os filhos são denominadas de estilos parentais. A forma como educam faz com que estes desenvolvam habilidades emocionais e sociais distintas. Diante disso, objetivou-se avaliar a relação entre estilos parentais e habilidades sociais. Para tanto, realizou-se três estudos. No primeiro objetivou-se avaliar a produção bibliográfica indexada em bases de dados nacionais, entre 2013 e 2023, sobre habilidades sociais e estilos parentais. Foram identificados inicialmente 74 artigos, dos quais foram excluídos os duplicados, os que não apresentavam correlação entre os construtos de interesse e aqueles que não tinham texto completo. Apenas oito artigos restaram e a partir deles identificou-se baixa variabilidade de autores, amostras que variaram de tamanho e público-alvo. Os instrumentos frequentemente utilizados foram o Inventário de Estilos Parentais, o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais. Os resultados destas pesquisas apontaram uma correlação positiva entre estilos parentais autoritativos e repertório funcional de habilidades sociais. O estudo 2 teve como premissa que as habilidades sociais podem ser avaliadas e trabalhadas por meio de protocolos, treinamentos, baralhos e jogos. Nesse contexto, foi proposta a construção de um jogo terapêutico chamado "Aventuras no Ar", destinado a crianças de 6 a 12 anos. O jogo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar e desenvolver habilidades sociais, apresentando situações em que a criança devia resolver problemas e exercitar a comunicação. O estudo foi dividido em duas etapas: a avaliação do jogo por juízes, que envolveu a participação de dois profissionais capacitados e a testagem com as crianças. Os resultados da primeira etapa da pesquisa foram as modificações em três cartas e na segunda etapa foram sugeridas apenas modificações estéticas no tabuleiro, personagens e pinos do jogo. O estudo 3 teve como objetivo principal analisar a relação entre os estilos parentais e as habilidades sociais infantis com o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos. A amostra foi de 6 crianças com idades de 7 a 12 anos, atendidas em um consultório psicológico em Brasília-DF. Os resultados demonstraram que estilos parentais autoritativos têm maior influência no bom desenvolvimento das habilidades sociais das crianças. A pesquisa mostra-se relevante devido à possibilidade de compreender melhor os instrumentos qualitativos como baralhos e jogos na prática clínica, assim como na orientação parental diante do aumento de pesquisa do campo de estilos parentais e habilidades sociais. |
Keywords: | Habilidades sociais Estilos parentais Comportamento infantil Jogo terapêutico |
Citation: | SARKIS, Marcela de Aguiar Freire. A influência dos estilos parentais no desenvolvimento das habilidades sociais infantis. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17627 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
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