Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17738
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Educação personalizada na perspectiva de Víctor García Hoz |
Authors: | Rocha, Fabiana Marinelli Pontes da |
metadata.dc.identifier.orientador: | Daniela Barros Pontes e Silva |
Abstract: | Este presente trabalho aborda a Educação Personalizada, baseada na obra do educador espanhol Víctor García Hoz. Ao longo da exposição, destacam-se os seguintes objetivos: apresentar a pedagogia de Víctor García Hoz, por ser um autor espanhol pouco conhecido, levando em consideração o modelo da Educação Personalizada, por ele proposto, que enfatiza a relação família-escola; analisar o modelo de Educação Personalizada e a metodologia de ensino da Educação Oportuna em articulação com as Diretrizes Curriculares Nacionais, por meio de uma revisão bibliográfica das principais ideias do autor e da identificação das ferramentas utilizadas pela escola, para relacionar o modelo com a Base Nacional Curricular. A educação personalizada se fundamenta em três aspectos da pessoa: a singularidade, autonomia e abertura aos demais, incentivando o protagonismo da família e a parceria com a escola. O trabalho destaca o papel fundamental da comunidade educativa, na qual família, educadores e escola caminham juntos num ambiente colaborativo, onde o protagonismo da família e a formação contínua dos educadores são essenciais para o sucesso do processo educativo. |
Keywords: | Educação personalizada Família-escola |
Citation: | ROCHA, Fabiana Marinelli Pontes da. Educação personalizada na perspectiva de Víctor García Hoz. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17738 |
Issue Date: | 2025 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
72100140.pdf | 218.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.