Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17738
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação personalizada na perspectiva de Víctor García Hoz
Authors: Rocha, Fabiana Marinelli Pontes da
metadata.dc.identifier.orientador: Daniela Barros Pontes e Silva
Abstract: Este presente trabalho aborda a Educação Personalizada, baseada na obra do educador espanhol Víctor García Hoz. Ao longo da exposição, destacam-se os seguintes objetivos: apresentar a pedagogia de Víctor García Hoz, por ser um autor espanhol pouco conhecido, levando em consideração o modelo da Educação Personalizada, por ele proposto, que enfatiza a relação família-escola; analisar o modelo de Educação Personalizada e a metodologia de ensino da Educação Oportuna em articulação com as Diretrizes Curriculares Nacionais, por meio de uma revisão bibliográfica das principais ideias do autor e da identificação das ferramentas utilizadas pela escola, para relacionar o modelo com a Base Nacional Curricular. A educação personalizada se fundamenta em três aspectos da pessoa: a singularidade, autonomia e abertura aos demais, incentivando o protagonismo da família e a parceria com a escola. O trabalho destaca o papel fundamental da comunidade educativa, na qual família, educadores e escola caminham juntos num ambiente colaborativo, onde o protagonismo da família e a formação contínua dos educadores são essenciais para o sucesso do processo educativo.
Keywords: Educação personalizada
Família-escola
Citation: ROCHA, Fabiana Marinelli Pontes da. Educação personalizada na perspectiva de Víctor García Hoz. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17738
Issue Date: 2025
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72100140.pdf218.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.