Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Monique Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T19:57:28Z | - |
dc.date.available | 2025-07-29T19:57:28Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Monique Santos de. Navegando pelos desafios e explorando as perspectivas da inclusão educacional no século XXI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17741 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os principais desafios e perspectivas da inclusão educacional no século XXI, considerando os avanços legais e políticos conquistados nas últimas décadas. A pesquisa parte da compreensão de que a inclusão não se limita à inserção física de alunos com deficiência nas salas de aula comuns, mas demanda uma transformação profunda nas práticas pedagógicas, na organização escolar e na formação dos profissionais da educação. A metodologia utilizada baseia-se em uma abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e em observações realizadas durante o estágio supervisionado em escola do Distrito Federal. Os dados evidenciam barreiras significativas para a efetivação da inclusão, como a falta de acessibilidade, o despreparo docente, a ausência de planejamento pedagógico voltado à diversidade e uma gestão escolar pouco engajada. À luz das contribuições da teoria históricocultural e da teoria dos sistemas, o estudo conclui que a inclusão educacional exige uma mudança estrutural e cultural nas instituições escolares, sustentada por políticas públicas robustas, formação continuada de professores e valorização da diversidade como princípio orientador do projeto pedagógico. A inclusão, para ser efetiva, deve ser compreendida como compromisso coletivo com a justiça social e com a aprendizagem de todos os alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:57:11Z No. of bitstreams: 1 71950612.pdf: 302202 bytes, checksum: 61dbbae85987021efeee154ab186ad69 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:57:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 71950612.pdf: 302202 bytes, checksum: 61dbbae85987021efeee154ab186ad69 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-29T19:57:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 71950612.pdf: 302202 bytes, checksum: 61dbbae85987021efeee154ab186ad69 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.title | Navegando pelos desafios e explorando as perspectivas da inclusão educacional no século XXI | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2025 | - |
dc.identifier.orientador | Daniela Barros Pontes e Silva | pt_BR |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
71950612.pdf | 295.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.