Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa, Monique Santos de-
dc.date.accessioned2025-07-29T19:57:28Z-
dc.date.available2025-07-29T19:57:28Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Monique Santos de. Navegando pelos desafios e explorando as perspectivas da inclusão educacional no século XXI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17741-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os principais desafios e perspectivas da inclusão educacional no século XXI, considerando os avanços legais e políticos conquistados nas últimas décadas. A pesquisa parte da compreensão de que a inclusão não se limita à inserção física de alunos com deficiência nas salas de aula comuns, mas demanda uma transformação profunda nas práticas pedagógicas, na organização escolar e na formação dos profissionais da educação. A metodologia utilizada baseia-se em uma abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e em observações realizadas durante o estágio supervisionado em escola do Distrito Federal. Os dados evidenciam barreiras significativas para a efetivação da inclusão, como a falta de acessibilidade, o despreparo docente, a ausência de planejamento pedagógico voltado à diversidade e uma gestão escolar pouco engajada. À luz das contribuições da teoria históricocultural e da teoria dos sistemas, o estudo conclui que a inclusão educacional exige uma mudança estrutural e cultural nas instituições escolares, sustentada por políticas públicas robustas, formação continuada de professores e valorização da diversidade como princípio orientador do projeto pedagógico. A inclusão, para ser efetiva, deve ser compreendida como compromisso coletivo com a justiça social e com a aprendizagem de todos os alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:57:11Z No. of bitstreams: 1 71950612.pdf: 302202 bytes, checksum: 61dbbae85987021efeee154ab186ad69 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:57:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 71950612.pdf: 302202 bytes, checksum: 61dbbae85987021efeee154ab186ad69 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T19:57:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 71950612.pdf: 302202 bytes, checksum: 61dbbae85987021efeee154ab186ad69 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titleNavegando pelos desafios e explorando as perspectivas da inclusão educacional no século XXIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorDaniela Barros Pontes e Silvapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
71950612.pdf295.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.