Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17743
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Kézia Moreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T19:58:11Z | - |
dc.date.available | 2025-07-29T19:58:11Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kézia Moreira dos. Alfabetização de crianças neurodivergentes na perspectiva inclusiva: educação e autismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17743 | - |
dc.description.abstract | A alfabetização de crianças neurodivergentes, como aquelas com TEA, TDAH e dislexia, requer práticas pedagógicas adaptadas às suas singularidades. É essencial utilizar métodos diferenciados e estratégias inclusivas que promovam um aprendizado significativo. Recursos visuais, táteis, tecnológicos e uma rotina estruturada favorecem o engajamento e a motivação. O ensino baseado em interesses específicos da criança potencializa os resultados. Estratégias como o ensino multissensorial, mediação individualizada e uso de jogos fortalecem a aprendizagem. O ambiente deve ser acolhedor e promover a colaboração entre escola, família e profissionais de apoio. Respeitar o ritmo de cada criança é fundamental para garantir avanços consistentes. A personalização do ensino possibilita o desenvolvimento eficaz da linguagem e da leitura. Assim, assegura-se uma alfabetização inclusiva, acessível e centrada nas necessidades da criança. Essas práticas promovem autonomia, expressão e pleno desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:21:34Z No. of bitstreams: 1 72001682.pdf: 247891 bytes, checksum: b4ebedbdb3e99bcfcb941a7a86503c51 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:58:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72001682.pdf: 247891 bytes, checksum: b4ebedbdb3e99bcfcb941a7a86503c51 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-29T19:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72001682.pdf: 247891 bytes, checksum: b4ebedbdb3e99bcfcb941a7a86503c51 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Crianças neurodivergentes | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de crianças neurodivergentes na perspectiva inclusiva: educação e autismo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2025 | - |
dc.identifier.orientador | Daniela Barros Pontes e Silva | pt_BR |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
72001682.pdf | 242.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.