Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Kézia Moreira dos-
dc.date.accessioned2025-07-29T19:58:11Z-
dc.date.available2025-07-29T19:58:11Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Kézia Moreira dos. Alfabetização de crianças neurodivergentes na perspectiva inclusiva: educação e autismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17743-
dc.description.abstractA alfabetização de crianças neurodivergentes, como aquelas com TEA, TDAH e dislexia, requer práticas pedagógicas adaptadas às suas singularidades. É essencial utilizar métodos diferenciados e estratégias inclusivas que promovam um aprendizado significativo. Recursos visuais, táteis, tecnológicos e uma rotina estruturada favorecem o engajamento e a motivação. O ensino baseado em interesses específicos da criança potencializa os resultados. Estratégias como o ensino multissensorial, mediação individualizada e uso de jogos fortalecem a aprendizagem. O ambiente deve ser acolhedor e promover a colaboração entre escola, família e profissionais de apoio. Respeitar o ritmo de cada criança é fundamental para garantir avanços consistentes. A personalização do ensino possibilita o desenvolvimento eficaz da linguagem e da leitura. Assim, assegura-se uma alfabetização inclusiva, acessível e centrada nas necessidades da criança. Essas práticas promovem autonomia, expressão e pleno desenvolvimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:21:34Z No. of bitstreams: 1 72001682.pdf: 247891 bytes, checksum: b4ebedbdb3e99bcfcb941a7a86503c51 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:58:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72001682.pdf: 247891 bytes, checksum: b4ebedbdb3e99bcfcb941a7a86503c51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T19:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72001682.pdf: 247891 bytes, checksum: b4ebedbdb3e99bcfcb941a7a86503c51 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCrianças neurodivergentespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleAlfabetização de crianças neurodivergentes na perspectiva inclusiva: educação e autismopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorDaniela Barros Pontes e Silvapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72001682.pdf242.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.