Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17743| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Alfabetização de crianças neurodivergentes na perspectiva inclusiva: educação e autismo |
| Authors: | Santos, Kézia Moreira dos |
| metadata.dc.identifier.orientador: | Daniela Barros Pontes e Silva |
| Abstract: | A alfabetização de crianças neurodivergentes, como aquelas com TEA, TDAH e dislexia, requer práticas pedagógicas adaptadas às suas singularidades. É essencial utilizar métodos diferenciados e estratégias inclusivas que promovam um aprendizado significativo. Recursos visuais, táteis, tecnológicos e uma rotina estruturada favorecem o engajamento e a motivação. O ensino baseado em interesses específicos da criança potencializa os resultados. Estratégias como o ensino multissensorial, mediação individualizada e uso de jogos fortalecem a aprendizagem. O ambiente deve ser acolhedor e promover a colaboração entre escola, família e profissionais de apoio. Respeitar o ritmo de cada criança é fundamental para garantir avanços consistentes. A personalização do ensino possibilita o desenvolvimento eficaz da linguagem e da leitura. Assim, assegura-se uma alfabetização inclusiva, acessível e centrada nas necessidades da criança. Essas práticas promovem autonomia, expressão e pleno desenvolvimento. |
| Keywords: | Alfabetização Crianças neurodivergentes Inclusão Autismo |
| Citation: | SANTOS, Kézia Moreira dos. Alfabetização de crianças neurodivergentes na perspectiva inclusiva: educação e autismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17743 |
| Issue Date: | 2025 |
| Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 72001682.pdf | 242.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.