Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17812
metadata.dc.type: TCC
Title: Influência da microbiota intestinal nas alterações alimentares e comportamentais em indivíduos com transtorno do espectro autista
Authors: Borges, Brenda Giusti Rocha
Muhamad, Júlia da Silva Bueno
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Cristina de Castro Pereira Santos
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi descrito como uma condição heterogênea do neurodesenvolvimento, caracterizada por déficits na interação e comunicação social, além de padrões comportamentais repetitivos e restritos. A ampliação dos critérios diagnósticos e o aumento da conscientização entre profissionais de saúde e familiares contribui para a elevação das taxas de prevalência do TEA, permitindo intervenções precoces que melhoraram a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar a influência das alterações na microbiota intestinal sobre os padrões alimentares e comportamentais de indivíduos com TEA. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura com base em consultas a bases de dados científicos, como MEDLINE, MEDLINE Complete, Psychology and Behavioral Sciences Collection, MEDLINE Ultimate, SciELO e periódicos internacionais. Foram analisados artigos publicados nos últimos dez anos, levando-se em consideração resumos, gráficos, tabelas e textos completos, com o intuito de compreender a relação entre microbiota intestinal, comportamento e alimentação no TEA. Os principais achados apontaram que a disbiose intestinal está associada a sintomas gastrointestinais frequentes, como constipação, diarreia e dor abdominal, que por sua vez intensificam comportamentos típicos do TEA, como irritabilidade, seletividade alimentar e dificuldades de interação social. Estudos também demonstraram que intervenções voltadas para a modulação da microbiota, como o uso de probióticos, suplementos nutricionais e dietas específicas, podem melhorar significativamente aspectos comportamentais e sensoriais das crianças com TEA. A seletividade alimentar, fortemente ligada às alterações da microbiota, pode ser amenizada com terapias nutricionais precoces e multidisciplinares, que favorecem a diversificação da dieta e melhoram a qualidade de vida dos indivíduos. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais eficazes, proporcionando uma abordagem nutricional direcionada a essa população.
Keywords: Disbiose
Microbiota intestinal
Comportamento alimentar
Transtorno do espectro autista
Citation: BORGES, Brenda Giusti Rocha; MUHAMAD, Júlia da Silva Bueno. Influência da microbiota intestinal nas alterações alimentares e comportamentais em indivíduos com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade e Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17812
Issue Date: 2025
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22202930.pdf514.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.