Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17972
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência da interculturalidade no português com base nas interações da rede social X: uma análise sob a ótica sociolinguística
Authors: Souza, Rodrigo Barbosa de
metadata.dc.identifier.orientador: Sandra Mara Bessa
Abstract: O presente artigo analisa a influência da interculturalidade no português brasileiro, considerando as interações linguísticas que emergem da globalização e, especialmente, das redes sociais digitais, com ênfase na plataforma X. O estudo parte da perspectiva sociolinguística para compreender como os contatos culturais e linguísticos resultam na incorporação de estrangeirismos, na formação de novos vocabulários e em transformações estruturais no idioma. A língua portuguesa, como fenômeno social e dinâmico, reflete constantemente processos de adaptação, inovação e negociação identitária, sendo marcada pelo hibridismo cultural. Nesse sentido, as redes sociais atuam como espaços privilegiados para a propagação de neologismos, adaptações fonéticas e lexicais, além de consolidarem práticas discursivas que aproximam falantes de diferentes contextos culturais. A problematização centra-se em como a interculturalidade, enquanto fenômeno sociocultural, impacta diretamente a evolução do português, tornando-o um reflexo da pluralidade cultural da sociedade contemporânea. O objetivo é demonstrar que a língua, ao mesmo tempo em que preserva sua estrutura, incorpora elementos externos que enriquecem e ampliam suas possibilidades comunicativas.
Keywords: Interculturalidade
Português brasileiro
Sociolinguística
Citation: SOUZA, Rodrigo Barbosa de. A influência da interculturalidade no português com base nas interações da rede social X: uma análise sob a ótica sociolinguística. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17972
Issue Date: 2025
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72101522.pdf451.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.