Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6309
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A construção de blogs como um recurso pedagógico para o ensino de Biologia |
Authors: | Oliveira, Érica Feitosa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Cordova, Bianca Carrijo |
Abstract: | Tornar o processo de ensino-aprendizagem em Biologia mais atraente e estimulante é o desejo de muitos professores, que tentam utilizar diferentes recursos em suas aulas, tais como televisão, jogos, data show, livro didático e mais recentemente o computador e a internet. Mas como inserir na prática docente esses dois últimos elementos? Uma possibilidade seria a utilização de blogs, que pela facilidade de criação, manutenção e alojamento de diferentes tipos de mídias em um só local oferece ao professor a possibilidade de desenvolver em seus alunos diferentes habilidades, tais como pesquisa de informação, produção de textos, seleção e síntese de conteúdos, entre outras. Para avaliar a viabilidade do uso de blogs no ensino de Biologia desenvolveu-se a presente pesquisa em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública. A turma foi dividida em seis grupos, os quais criaram blogs sobre temas determinados. Os resultados obtidos por meio de um questionário demonstraram que o blog é uma ferramenta muito bem aceita pelos alunos, estes consideram inclusive que houve um maior estímulo a pesquisa de conteúdos, porém quando feita a avaliação dos blogs publicados pela turma, não foi possível constatar tal fato já que os conteúdos foram copiados quase que literalmente dos sites usados como referência. Percebeu-se que a construção de blogs com finalidade educativa apresenta alguns elementos dificultadores, como por exemplo, é um recurso que demanda um tempo mais longo de aplicação para que se possa utilizar todas as suas potencialidades. |
Keywords: | Tecnologia da informação e comunicação Blog educacional |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6309 |
Issue Date: | 2011 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20803139.pdf | 968.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.