Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2610
metadata.dc.type: Monografia
Title: Contingências de reforçamento positivo e punição negativa na correspondência verbal
Authors: Medeiros, Fabio Hernandez de
Abstract: O estabelecimento da correspondência verbal tem sido objeto de estudo de pesquisadores por algum tempo. A literatura aponta a punição como mais fácil e com efeitos mais imediatos do que o reforço no estabelecimento de comportamentos desejáveis, mas alerta para os efeitos colaterais negativos da punição. Devido a sua importância para muitos contextos, como a clínica psicoterápica, a presente pesquisa objetiva verificar se a correspondência verbal é mais provável reforçando-se positivamente relatos precisos ou punindo-se negativamente relatos imprecisos. Para isso, dezesseis participantes foram submetidos a um experimento que se tratou de uma situação lúdica computadorizada (jogo de cartas), no qual distorcer o relato poderia aumentar a probabilidade de se ganhar pontos. No entanto, estímulos reforçadores positivos e punidores negativos foram intermitentemente apresentados contingentes a relatos precisos e imprecisos, respectivamente, conforme a condição experimental. Os resultados permitiram fazer análises em relação à função discriminativa dos estímulos antecedentes para a correspondência verbal. Foi sugerido que determinados estímulos, como mandos e regras, podem alterar a probabilidade de emissões de relatos precisos. Efeitos relacionados à ordem de exposição às condições experimentais podem ter influenciado nos resultados, mas de uma maneira geral, as condições de reforçamento positivo e punição negativa produziram efeitos similares. Portanto, sugere-se que o reforço pode ser uma alternativa igualmente eficaz e com menos efeitos colaterais que a punição no estabelecimento da correspondência verbal.
Keywords: Correspondência verbal
Reforço positivo
Punição negativa
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2610
Issue Date: Dec-2012
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20767620.pdf372.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.