Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2641| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | A importância do brincar para o desenvolvimento infantil no contexto escolar |
| Authors: | Figueiredo, Camila Diniz |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Schneider, Ciomara |
| Abstract: | O presente trabalho tem por finalidade conhecer o brincar como contribuição ao desenvolvimento infantil no contexto escolar. Como ponto de partida, faz-se um breve histórico sobre o surgimento do conceito de infância. Analisa-se também a relação do brincar com o desenvolvimento infantil de acordo com diferentes autores clássicos como Vigotski, Henri Wallon, Jean Piaget, Anna Freud, Winnicott e Melanie Klein. Logo em seguida, refletese sobre a importância do uso de atividades lúdicas no ambiente escolar, onde é sintetizada a relação entre a criança e o brincar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa cujo procedimento de coleta de dados envolveu a entrevista com duas profissionais de uma determinada escola do Distrito Federal. Participaram da pesquisa uma psicóloga escolar e uma educadora da pré- escola com o intuito de verificar seus conhecimentos acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil em seu ambiente de trabalho. Um dos pontos importantes foi confrontar a fundamentação teórica com o discurso dos participantes no cotidiano que estão envolvidos. E por fim, faz-se uma análise dos dados obtidos com as concepções dessas profissionais acerca da importância do brincar no contexto escolar. Os resultados demonstraram e pode-se concluir que é possível incluir o lúdico na educação infantil para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e, conseqüentemente, promover o desenvolvimento infantil, além de aprimorar e enriquecer a personalidade da criança pela prática adequada de jogos e brinquedos. |
| Keywords: | Desenvolvimento infantil Brincar Aprendizagem |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2641 |
| Issue Date: | Dec-2008 |
| Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20409712.pdf | 583.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.