Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2641
metadata.dc.type: Monografia
Title: A importância do brincar para o desenvolvimento infantil no contexto escolar
Authors: Figueiredo, Camila Diniz
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade conhecer o brincar como contribuição ao desenvolvimento infantil no contexto escolar. Como ponto de partida, faz-se um breve histórico sobre o surgimento do conceito de infância. Analisa-se também a relação do brincar com o desenvolvimento infantil de acordo com diferentes autores clássicos como Vigotski, Henri Wallon, Jean Piaget, Anna Freud, Winnicott e Melanie Klein. Logo em seguida, refletese sobre a importância do uso de atividades lúdicas no ambiente escolar, onde é sintetizada a relação entre a criança e o brincar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa cujo procedimento de coleta de dados envolveu a entrevista com duas profissionais de uma determinada escola do Distrito Federal. Participaram da pesquisa uma psicóloga escolar e uma educadora da pré- escola com o intuito de verificar seus conhecimentos acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil em seu ambiente de trabalho. Um dos pontos importantes foi confrontar a fundamentação teórica com o discurso dos participantes no cotidiano que estão envolvidos. E por fim, faz-se uma análise dos dados obtidos com as concepções dessas profissionais acerca da importância do brincar no contexto escolar. Os resultados demonstraram e pode-se concluir que é possível incluir o lúdico na educação infantil para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e, conseqüentemente, promover o desenvolvimento infantil, além de aprimorar e enriquecer a personalidade da criança pela prática adequada de jogos e brinquedos.
Keywords: Desenvolvimento infantil
Brincar
Aprendizagem
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2641
Issue Date: Dec-2008
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20409712.pdf583.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.