Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2659
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Percepção de professores do ensino fundamental acerca do processo de inclusão: um projeto de pesquisa-ação |
Authors: | Leão, Priscila Souza |
metadata.dc.contributor.advisor: | Flores, Eileen Pfeiffer |
Abstract: | A presente monografia investigou a concepção de professores do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, sobre processo de inclusão e proporcionou, através de reuniões e dinâmicas, um espaço para reflexão. Foram feitas entrevistas, antes das reuniões e após as reuniões com duas professoras. As reuniões aconteceram por meio de dinâmicas e uma palestra. Os dados das entrevistas foram transcritos, analisados e separados em três categorias: concepção de inclusão, dificuldades encontradas no processo de inclusão e nomenclaturas utilizadas para designar as pessoas com necessidades educacionais especiais. As professoras conceberam inclusão sob diferentes enfoques, com muitas definições práticas que se aproximavam dos princípios da integração e poucas definições, quase todas baseadas em teorias, que se referiam ao processo de inclusão. Os participantes indicaram durante as dinâmicas muitas dificuldades para a realização da inclusão, dentre elas, a falta de formação especializada, a falta de profissionais qualificados e com experiência prévia, o excesso de alunos nas salas de aula e a falta de infra-estrutura e recursos adequados. O professor deficiente visual convidado para ministrar a palestra, afirmou que para ele não existe inclusão e exemplificou com suas experiências de vida, o que fez com que os demais professores refletirem sobre sua atuação em sala de aula. Portanto, os dados permitiram identificar que o processo de inclusão ainda depende de vários aspectos e que ainda ocorre a proposta da integração dentro de escolas inclusivas. Para que o processo de inclusão ocorra efetivamente, são necessárias profundas transformações na estrutura das escolas, redefinição dos cursos de formação dos professores e apoio das famílias e da Secretaria de Educação, principalmente na reformulação do processo educacional. |
Keywords: | Pesquisa-ação Inclusão escolar Concepção do professor |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2659 |
Issue Date: | Dec-2008 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20410905.pdf | 291.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.